Cidadeverde.com

Ministério Público notifica autor de novela por menina vilã

Imprimir

O Ministério Público do Trabalho do Rio encaminhou notificação ao escritor Manoel Carlos, autor da novela "Viver a Vida", por causa do papel interpretado por Klara Castanho, de apenas 8 anos. Na trama, a atriz mirim interpreta uma vilã, Rafaela, filha de Dora (Giovanna Antonelli).

Para as procuradoras Maria Vitória Sussekind Rocha e Danielle Cramer, o trabalho infantil artístico deve ser comedido, observando não só os aspectos legais, mas principalmente eventuais reflexos que determinado personagem pode provocar no desenvolvimento da criança.
 
João Miguel Júnior/TV Globo

A atriz Klara Castanho, 8, atriz que interpreta a personagem Rafaela em Viver a Vida, de Manoel Carlos

"Nem todas as manifestações artísticas são passíveis de serem exercidas por crianças e adolescentes. No caso em questão, uma criança de oito anos não tem discernimento e formação biopsicossocial para separar o que é realidade daquilo que é ficção. Isso sem contar com as eventuais manifestações de hostilidade que ela pode vir a sofrer por parte do público e não compreendê-las", avaliam as procuradoras.

O Ministério Público recomendou a Manoel Carlos que, na elaboração dos seus personagens menores de 18 anos, observe a harmonização entre o trabalho infantil artístico e a fixação de parâmetros que protejam minimamente o exercício das atividades.

O descumprimento da recomendação poderá resultar em mais ações na justiça para adequar o personagem, ou até mesmo seu afastamento da trama.
 
 
"É absolutamente infantil", diz autor sobre personagem de "Viver a Vida"

Manoel Carlos, autor de "Viver a Vida", da Globo, afirma que ainda não recebeu nenhuma notificação do Ministério Público do Trabalho sobre a personagem Rafaela, interpretada pela atriz mirim Klara Castanho, 8.

"Para mim não existe enquanto não receber. Estou sabendo por vocês. Falei com o Jaime [Monjardim, diretor da novela] dez vezes hoje e ele não me disse nada", afirmou o novelista à Folha Online.
"Mas deve ter alguma coisa para sair na imprensa com o nome das promotoras." O novelista disse que vai aguardar para "ver o que acontece".
 
Filha de Dora (Giovanna Antonelli), a personagem entrou na trama das 20h na segunda-feira passada e, até o momento, não demonstrou nenhuma maldade. "É uma coisa especulada pela própria mídia", disse Maneco.
 
"Estou começando a escrever o personagem, gosto muito dela. É algo absolutamente infantil. Se as pessoas acham que ela vai matar, enfiar faca em alguém, estão enganadas", ponderou.
 
 
Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: