Cidadeverde.com

Cocal dos Alves desbanca escolas e disputa a final

Imprimir

A escola que vai disputar a final da gincana "Piauí, eu conheço essa história" é a Ensino Médio Agostinho Brandão, de Cocal dos Alves (262 km de Teresina).
 

Com todas as perguntas respondidas corretamente, eles venceram a escola Estado de São Paulo, do Parque Piauí na Zona Sul de Teresina e a Unidade Escolar José Narciso da Rocha Filho, de Piripiri (157 km de Teresina), que disputou essa etapa sem ter passado por nenhuma classificatória, pois tirou a segunda melhor nota do Estado no último Enem.
 

Para seus representantes Tássia Galvão, 16 anos, Guilherme Lopes, 17 anos, Marcia Perfeito, 17 anos, Francisco Danilo Fernandes, 17 anos e Isânio Matusalém, 17 anos, o que contribuiu para a derrota foi o nervosismo. "Aquela primeira questão a gente sabia, não sei nem o que aconteceu", disse Tássia.
 
A pergunta tratava de alguns pontos turísticos como a Casa Odilon Nunes, os casarões coloniais, a igreja de São Gonçalo e a Escadaria do Poeta. Os estudantes responderam que eram encontrados em Floriano, quando pertencem a Amarante.
 

A escola de Piripiri ainda errou outra questão, dessa vez sobre o litoral piauiense. Eles responderam que este possui um porto marítimo e, mesmo em fase de construção, mantém atividades de importação e exportação. O correto seria dizer que "o município litorâneo do Piauí com maior extensão territorial é Luís Correia".
 

 
A disputa ficou entre Unidade Escolar Agostinho Brandão e Estado de São Paulo, que errou a última questão, ficando com 90 pontos. A pergunta foi sobre a participação dos piauienses em guerras. Eles disseram que o conflito no qual mais pereceram piauienses foi a Batalha do Jenipapo e o correto seria dizer que "em 1932 foram enviadas tropas para combater a Revolução Constitucionalista, em São Paulo".
 

A vitoriosa enfrenta, no próximo sábado, a Fundação Nossa Senhora da Paz, da Vila da Paz, zona Sul de Teresina. A escola Ensino Médio Agostinho Brandão também venceu a gincana do ano passado. "Nós estudamos muito e para essa final é continuar da mesma forma", diz Fernando Viera, 17 anos.
 

Nayara Felizardo
(Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: