Cidadeverde.com
Últimas

Nova eleição de Prefeitura do Piauí acontece hoje

Imprimir

A eleição para a prefeitura de Francinópolis acontece neste domingo em 14 seções. O resultado deve ser conhecido por volta das 20 horas.

De acordo com o Chefe de Cartório do Fórum da cidade, Marcos Antônio, nesta tarde está sendo concluída a carga e colocando lacres nas urnas, para serem distribuídas até o final da tarde nos locais de votação.

O reforço das Polícias Federal, Civil e Militar já está no município e também vão garantir a segurança das urnas. As tropas federais também já circulam por Francinópolis.

Até agora nenhum incidente foi registrado. As eleições acontecem como num pleito normal: com Lei Seca a partir da meia-noite.  Votação começa às 8 horas e vai até as 17 horas.

Concorrem dois candidatos: Maria do Espírito Santo Pinto Duarte (PP) e Ozael Ferreira dos Santos (PPS).

Francinópolis tem uma população de 5.458 habitantes, totalizando pouco mais de 4 mil eleitores aptos a votar nas 14 seções distribuídas em seis locais de votação.
 
Entenda o caso

Antonio Luiz Dantas da Fonseca e Celerinda Soares de Mesquita, respectivamente prefeito e vice eleitos em 2008, tiveram seus mandatos cassados pelo juiz da zona na época, Dr. João Gabriel Furtado Batista, por abuso de poder econômico e compra de voto, decisão confirmada por unanimidade pelos juízes membros do TRE-PI em janeiro deste ano. O relator do processo, no TRE, foi o Dr. Valter Ferreira de Alencar Pires Rebelo (foto).
 
Com a cassação do prefeito e vice, a presidente do TRE-PI, desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro, explicou que era necessária a convocação de nova eleição no município, a exemplo do que aconteceu em Pimenteiras e Baixa Grande do Ribeiro.
 
O segundo colocado não pode assumir o cargo por não ter alcançado a quantidade mínima de votos válidos estabelecida por lei. Pinheiro explicou ainda que, apesar de ser uma eleição extemporânea, o TRE cumpre toda a metodologia e logística de uma eleição comum, “a diferença está apenas nos prazos que são mais curtos”, pontuou a presidente.
 
Matérias relacionadas:
 

Caroline Oliveira
[email protected]
Tags:
Imprimir