Cidadeverde.com

Escândalo no Maranhão e as agressões de Maradona

Imprimir
O futebol maraanhense acaba de registrar um dos maiores escândalos da história do futebol brasileiro. Em uma competição oficial da Federação Maranhense de Futebol, o Chapadinha abriu um jogo para o Viana, que precisava de saldo de gols para superar o Moto Clube de São Luiz na conquista de um turno. O placar foi de 11 x 0, com 9 gols marcados em 9 minutos.

 A TV mostrou o escândalo para todo o Brasil. Foi uma das maiores vergonhas já registradas no futebol brasileiro. Trata-se de um escândalo que precisa de punição severíssima da Justiça Desportiva, afastando do futebol por muíto tempo os dois clubes envolvidos e até mesmo os jogadores que participaram de uma verdadeira afronta aos esportistas. É assim que caminha o futebol maranhense, mergulhado em crises, assim como o nosso, sem merecer o apoio dos torcedores. E a própria Federação Maranhense de Futebol deve ser chamada à responsabilidade.

O esporte não pagar por atitudes irresponsáveis como a que marcou o jogo Viana 11 x 0 Chapadinha. Não pode pagar pelo que fizeram no grande prêmio de Singapura, que mudou o resultado do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2008. Não pode pagar pelos dopados da delegação brasileira de atletismo. E são muítos os casos iguais espalhados pelo Brasil afora. Inclusive aqui no Piauí já tivemos casos de  times entregando jogo, sem nenhuma punição.

 Os verdadeiros esportistas devem ficar atentos aos acontecimentos. E onde estão os tribunais ? Para que existem ? As leis estão aí e devem ser aplicadas com todo o rigor em cima de irresponsáveis que querem vencer de qualquer maneira, passando por cima da ética e das regras.

FORA MARADONA

Mesmo com a Argentina classificada para a Copa do Mundo da África do Sul, expressiva parte dos torcedores e da imprensa do país vizinho querem Maradona fora da Seleção.  O técnico está tirando onda de herói, após a vitória em Montevidéu por 1 x 0. E está muíto longe desse heroismo. Classificar a Argentina para uma Copa do Mundo não passa da normalidade. E a classificação veio graças a um gol salvador marcado contra o fraco Peru, nos acréscimos da partida disputada em Buenos Aires.



Uma vez classificado o escrete argentino, Maradona lançou agressões contra integrantes da imprensa, em suas entrevistas  coletivas. Foram tantos os palavrões que as TVs e Rádios tiveram que cortar várias vezes suas intervenções.Foram demonstrações claras de desequelíbrio, de falta de controle para comandar um dos mais importantes selecionados de futebol do mundo. O que queria Maradona ? A imprensa não poderia tecer elogios ao seu trabalho, se os resultados em campo estavam em desacordo com o prestígio internacional do futebol argentino.

Mesmo como jogador, Maradona teve momentos lamentáveis, como em 1994. Durante a Copa dos Estados Unidos o craque argentino foi punido por uso de doping. Aplicada a merecida punição, o craque lançou ataques injustos contra o Presidente da FIFA, João Havelange, a quem acusou de persegui-lo. Após encerrar a carreira, Maradona continuou com suas atitudes desequilibradas, em confrontos com a imprensa.

Será que Maradona estará na Copa da África do Sul, à frente do escrete argentino ? Tudo vai depender do que acontecer na fase de preparação, notadamente nos jogos amistosos.E ainda há a possibilidade de uma punição da FIFA por causa do seu comportamento nas entrevistas, após o jogo com o Uruguai.

LEI PELÉ

O advogado Álvaro Melo Filho, membro da FIFA e amigo de João Havelange, propôs uma alteração na Lei Pelé, no sentido de incluir uma cláusula de solidariedade para clubes formadores de atletas em negociações nacionais.

Há informações, porém, de que a bancada da bola na Câmara Federal, deverá barrar a proposta. A bancada está a serviço dos chamados clubes grandes do futebol brasileiro.


Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: