Cidadeverde.com

Família descobre que preso de Teresina morreu no interior

Imprimir
A família de Francisco Oliveira de Carvalho está revoltada depois que ele morreu, após ser preso em Teresina e transferido para a penitenciária de Esperantina (174 km ao norte da capital).
 
Segundo informações de Francisco Assis, da Associação de Moradores do Dirceu, Francisco Oliveira já tinha passagem pela polícia por assalto e envolvimento com drogas.
 
Há mais de dois meses ele foi preso no mercado Central do bairro e levado para o 8º Distrito Policial. A partir de então, a família não teria mais conseguido acesso ao preso. "Eles são muitos pobres e não tinham condições de ficar indo na delegacia sempre. E quando iam não tinham informação", disse Francisco Assis.
 
A família, que não sabia da transferência de Francisco Oliveira para a penitenciária de Esperantina, foi surpreendida por um comunicado oficial da justiça, informando a morte do preso. Segundo o laudo, ele sofreu um ataque cardíaco.
 
O Cidadeverde.com foi informado na penitenciária de Esperantina que Francisco Oliveira saiu ainda com vida para o hospital. O Instituto Médico Legal foi buscar o corpo. Os familiares aguardam a liberação.
 
Segundo o delegado do 8º DP, Jefferson Kalume, essa prática de transferência de presos da Capital para o interior é comum devido a disponibilidade de vagas ser maior nesses municípios. Nesses casos, porém, a família seria devidamente informada.
 
"O aviso é dado no Distrito, quando a família procura para a visita. Às vezes ela sabe antes do preso ser tranferido e até acompanha a saída dele", disse o delegado.
 
Ele estranhou a informação de que a família teria ficado sem acesso ao preso, pois a lei não permitiria. Segundo Kalume, é feita inclusive a busca ativa aos familiares que não costumam fazer visitas.
 
Nayara Felizardo (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: