Cidadeverde.com

IPHAN irá instalar câmeras eletrônicas em 4 igrejas católicas

Imprimir
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai instalar equipamentos de segurança eletrônica nas Igrejas Nossa Senhora de Lourdes em Teresina, Nossa Senhora do Carmo, em Piracuruca, 196 km da capital, Nossa Senhora da Vitória e Nossa Senhora do Rosário em Oeiras, a 313 km de Teresina. O Museu de Arte Sacra, em Oeiras, também será contemplado.
 

 Segundo Claudiana Cruz dos Anjos, chefe de divisão tecnológica do Iphan, a ação é de prevenção, pois os imóveis envolvidos são, ou estão sendo declarados, todos tombados em virtude do acervo de importantes obras de arte. Os projetos preveem segurança eletrônica, sonorização interna, prevenção contra incêndio e pânico.

No ano passado, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes sofreu um ato de vandalismo, tendo uma de suas peças danificadas. A gestão do Museu de Arte Sacra em Oeiras sofre dificuldades pela falta de pessoal em comparação ao número de peças. Mas, exceto por esses casos isolados não há registro que os imóveis venham passando por problemas sérios.

O Iphan já está em posse dos recursos e promoverá licitações no dia 25 deste mês. No dia 20, em Parnaíba, ocorrerá a licitação do sobrado de Simplício Dias. Entretanto, o órgão registra que há dificuldade em encontrar empresas interessadas em trabalhar na área de patrimônio, tanto na execução de obras como elaboração de projetos. Para isso, promove palestras sobre o assunto como o “Ciclo de Palestras sobre Preservação do Patrimônio Cultural” que ocorre de hoje até sexta-feira numa faculdade particular de Teresina.
 
Mário Melo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: