Cidadeverde.com

Golpes financiam crime organizado e tráfico

Imprimir
O delegado do Idoso, Marllos Sampaio, fez as contas e constatou que chegam todos os meses pelo menos 100 denúncias de golpes contra idosos na delegacia. Cada empréstimo fraudulento gira em torno de R$ 4.500 e se o idoso receber 2 salários mínimos esse valor dobra. O resultado é que a cada mês os golpes geram R$ 500 mil para as quadrilhas.
 

Segundo o delegado, os bandidos mudaram suas táticas para contrair os empréstimos. Antes, eles faziam uma abordagem direta no idoso. Hoje, como fez a quadrilha presa na quarta pela Polícia Federal, o nome do idoso entra em documentos falsificados.

A facilidade de instalação de bancos e financeiras, permitidas pelo Banco Central, é a causadora desse créscimento dos golpes. No Piauí, somente os laranjas atuam. "Os mentores são de fora. É um crime fácil de cometer e a pena é menor porque o crime é estelionato. O bandido logo é solto. Tem casos em que aparecem 3 advogados para soltar esses bandidos. De onde aparece o dinheiro para pagar esses advogados?", afirma o delegado.

O delegado investiga há 3 anos a atuação de uma quadrilha interestadual no Piauí. A expectativa é prender no início do ano. "Estamos trabalhando até com escutas telefônicas para prender esses bandidos", finaliza Marllos.

Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: