Cidadeverde.com

Clube de Vídeo de Teresina faz mistura gêneros na programação

Imprimir
Do drama contemporâneo ao suspense clássico, culminando numa merecida homenagem a um dos grandes nomes do cinema nacional. A programação do Clube de Vídeo de Teresina desta semana é mais do que um prato cheio aos amantes da Sétima Arte. É uma viagem sensorial a épocas, sentimentos e sensações tão diversos quanto a própria vida em si. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 18h30 na Sala de Vídeo da Casa da Cultura.
 
Do maravilhoso “Invasões Bárbaras”, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2004, ao clássico “O Pagador de Promessas”, premiado com a Palma de Ouro em Cannes no ano de 1962 e dirigido por Anselmo Duarte, falecido em 7 de novembro último, o espectador terá a oportunidade de conferir alguns dos melhores exemplares dos gêneros drama e suspense.
 
O filme "O Pagador de Promessas" está entre os clássicos a serem exibidos

 
O Clube de Vídeo de Teresina funciona na Casa da Cultura e é mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Todos os meses o clube traz uma vasta programação de filmes para todos os gostos, com clássicos da telona e outros do circuito alternativo de cinema.
 
 
Confira abaixo a programação:
 
Segunda-feira, 16 de novembro
As Invasões Bárbaras (Les Invasions Barbares, FRA/CAN, 2003): Escrito e dirigido por Denys Arcand, “As Invasões Bárbaras” reúne o politizado grupo de amigos de “O Declínio do Império Americano”, lançado em 1987. Entre discussões filosóficas e políticas sobre a crise do capitalismo, eles precisam lidar com o fato de um deles, Rémy, estar morrendo de câncer. Sincero e tocante, a obra-prima de Arcand é uma ode aos verdadeiros laços afetivos. Um desfecho que mostra um jeito lindo de se despedir da vida num filme absolutamente imperdível.
 
Terça-feira, 17 de novembro
Marcas do Passado (Little Boy Blue, EUA, 1997): Dirigido por Antonio Tibaldi, este drama traz Nastassja Kinski (filha do grande ator Klaus Kinski), Ryan Phillipe (“Crash – No Limite”) e John Savage (“Hair”) na história de uma família disfuncional subjugada pelo patriarca, que traz consigo as marcas deixadas pela Guerra do Vietnã.
 
Quarta-feira, 18 de novembro
Anatomia de um Crime (Anatomy of a Murder, EUA, 1959): Uma das grandes obras do cinema norte-americano dos anos 50, “Anatomia de um Crime” põe James Stewart como um advogado num caso de estupro e assassinato envolvendo um tenente do exército, feito por Ben Gazzara. Com o elenco composto também por George C. Scott (“Patton – Rebelde ou Herói?”) e Lee Remick (substituindo Lana Turner) e dirigido pelo genial Otto Preminger, um suspense de tribunal complexo, intrigante e de narrativa minuciosa. Indicado a 7 Oscars, incluindo filme, roteiro adaptado e montagem. Envolvente até a última cena.
 
Quinta-feira, 19 de novembro
Salário do Medo (Le Salaire de la Peur, FRA/ITA, 1953): Um dos filmes mais aclamados de Henri-Georges Clouzot (“O Mistério de Picasso” e “As Diabólicas”) e baseado no livro de Georges Arnaud, “O Salário do Medo” intercala os gêneros drama e suspense para contar a jornada de quatro homens que precisam levar dois caminhões cheios de nitroglicerina a um poço de petróleo a fim de acabar com um incêndio. Tenso do início ao fim, Clouzot aborda a condição humana ligada à miséria e arrogância. “O Salário do Medo” levou o Grande Prêmio do Festival de Cannes e o Urso de Ouro no Festival de Berlim.
 
Sexta-feira, 20 de novembro
O Pagador de Promessas (Idem, BRA, 1962): Baseada na peça de Dias Gomes, um dos melhores filmes nacionais já feitos. A peregrinação penosa de Zé do Burro e sua cruz para pagar uma promessa a uma mãe-de-santo por salvar a vida de seu burro de estimação ultrapassou as fronteiras e conquistou o mundo, tendo sido indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e recebido a Palma de Ouro em Cannes. Escrito e dirigido por Anselmo Duarte, até hoje é o único filme brasileiro a conseguir tal feito. No elenco estão Leonardo Villar, Glória Menezes, Norma Bengell, Dionísio Azevedo e Othon Bastos.
 
 
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: