Cidadeverde.com

Conferência Estadual de Educação reúne mais de mil pessoas no Piauí

Imprimir

“As conferencias têm sido um legado do Governo Lula em todas as áreas sociais!” A afirmação do secretário-executivo do Ministério da Educação, Francisco Chagas Fernandes, marca oficialmente a abertura da Conferência Estadual de Educação do Piauí (CONEd), na manhã desta quarta-feira, 18 de novembro.

O evento reúne mais de mil participantes, representantes de diversas instituições, ONG’s e entidades ligadas a Educação, além de autoridades políticas e sociais. “O encontro é para conferir os trabalhos que estão sendo feitos na Educação, uma das áreas mais significativas deste país”, declara Francisco Chagas Fernandes.

A Conferência Estadual representa a culminância do processo de mobilização das Conferências Intermunicipais e Municipais realizadas em todos os municípios este ano, envolvendo a participação de toda sociedade civil organizada. Esta ação resultará na sistematização de propostas para o novo Plano Nacional de Educação, que serão apreciadas na Conferência Nacional de Educação - CONAE, que acontecerá no mês de abril de 2010, em Brasília.

A CONAE, por sua vez, tem por objetivo propor diretrizes e estratégias de ação para o Sistema Nacional Articulado de Educação e o novo Plano Nacional de Educação (2011/2021). Será o momento democrático de se firmar um Pacto Nacional pela Valorização da Educação mobilizando os segmentos sociais, em uma perspectiva inclusiva e de desenvolvimento social com a definição de parâmetros para um Sistema Educacional que promovam, de forma articulada em todo o País, o regime de colaboração e o controle social da educação, criando, assim, uma pauta social geradora de referências que constituam a Educação, como eixo central de um Projeto de Nação.

Para o secretário de Educação Antonio José Medeiros a Conferência é um marco na história da educação brasileira e oportunizará um amplo debate sobre a organização e os rumos da Educação Nacional, envolvendo a sociedade civil e o poder público. “Hoje a palavra é dos delegados que discutiram nos seus municípios os pontos divergentes no estado. Necessitamos de democracia participativa e são as conferências, que servem de demandas e abrem espaços para a correção de algumas falhas e também servem de controle e instrumento de cobrança da sociedade para com o Estado”, assegura.

Segundo o governador Wellington Dias, o grande desafio é casar a educação com o  desenvolvimento do estado. “O que estamos tratando aqui depende da integração de todos os setores. Qualquer ideologia que queira avançar precisa cuidar da educação em todos os níveis. Muitas vezes, culparam a natureza pela pobreza da nossa região. Mas na verdade, a falta de educação é que é a grande responsável pela grande pobreza deste país”, afirma.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: