Cidadeverde.com

Ano de muítas vitórias para o Flamengo

Imprimir
O ano de 2009 vai terminando com um saldo bem positivo para o Esporte Clube Flamengo. No Campeonato Piauiense o rubro-negro teve um elenco modesto, formado à base da prata de casa e ganhou o título, numa decisão com a boa equipe do 4 de Julho de Piripiri. O técnico Paulo Moroni mostrou competência na direção do elenco, superou todas as dificuldades, teve o apoio do Presidente Everaldo Cunha, e levantou a taça. Não havia "medalhão" no elenco.



Nas duas competições nacionais, o campeão piauiense não esteve bem. Caiu fora da Copa do Brasil logo no primeiro jogo, ao ser goleado pelo Vasco da Gama por 4 x 1, no Albertão.Na Série D do Campeonato Brasileiro o resultado geral foi ruim com 3 derrotas e empates nos jogos com Ferroviário de Fortaleza, Alecrim de Natal (foto) e Treze de Campina Grande.

 A preparação foi ruim, com muíta indecisão, falta de recursos financeiros, muitas lamentações, jogadores abandonando o clube. Deu tudo errado e o resultado final foi a última colocação no seu grupo. Foi lamentável, em especial, o clube conceder férias para jogadores e o técnico Moroni, levando o início da preparação para a Série D a um período curtíssimo, enquanto os adversários começaram o gtrabalho bem antes.

Consumado o fracasso, a diretoria comandada por Everaldo Cunha reuniu forças para colocar o time na Copa Piauí, visando voltar à Série D em 2010. Manteve praticamente o mesmo elenco, perdeu o concurso do técnico Paulo Moroni, e mesmo assim foi superando os adversários até chegar à final com a Sociedade Esportiva de Picos.

E o título é rubro-negro com uma vitória dramática diante da equipe picoense por 2 x 1, com o gol da conquista marcado nos acréscimos. A segunda festa rubro-negra na mesma temporada.

Um outro fato merecedor de destaque é a invencibilidade de 24 jogos nos estádios do Estado do Piauí:
7 no Campeonato Piauiense, 3 na Série D do Campeonato Brasileiro, 1 amistoso e 13 jogos na Copa Piauí. É uma marca que há muíto tempo um clube não alcansava no futebol piauiense.

Na Copa Piauí o goleiro Herivélton, o lateral Tote e o artilheiro Roni foram os grandes destaques.Merecem uma citação especial Serginho, Marcelo, Antônio Carlos, Alessandro, Niel, pela regularidade, mas de um modo geral todos os jogadores do Flamengo foram importantes na conquista.Quem participou da vitoriosa campanha, dentro e fora do campo, deu a sua contribuição preciosa para a conquista do Troféu Antônio Neto/Copa Piauí.

TEMPORADA DE 2010

Para a temporada de 2010, o Flamengo está com o seu calendário totalmente preenchido: Campeonato Piauiense, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série D e algum outro torneio para preencher o restante do ano. Poderá ser a Copa Piauí ou algum outro torneio.

Agora o Presidente Everaldo Cunha terá a missão de manter o elenco atual e ainda reforçá-lo para enfrentar as jornadas que virão. A questão do técnico deverá ser resolvida o quanto antes, sem deixar prá cima da hora.

Paulo Moroni é um bom nome, mas não sei o que realmente aconteceu que determinou o afastamento do gaúcho durante a Copa Piauí. E para conseguir realizar um trabalho de bom nível, é indispensável ter recursos financeiros. E como não funciona ficar dependente de recursos públicos, o Presidente e seus companheiros de diretoria devem partir em busca de receitas próprias do clube.

O Flamengo sabe com muíta antecedência os compromissos que terá em 2010. Assim, não pode perder tempo, deixando o trabalho para começar em cima da hora. A missão é difícil, mas está posta. E não adianta transferir responsabilidades por possíveis fracassos.

Dentro da realidade do nosso futebol, o Flamengo precisa ir à luta nas competições nacionais, assim como fez no Campeonato Piauiense e na Copa Piauí. O comando é do Presidente Everaldo Cunha e todos os apoios serão importantes para o futebol piauiense na Copa do Brasil e na Série D do próximo ano.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: