Cidadeverde.com

Aumenta 20% o número de pessoas vivendo com Aids, diz pesquisa

Imprimir

Um relatório divulgado nesta terça-feira (24) pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) mostra que, entre 2000 e 2008, o número total de pessoas no mundo vivendo com o vírus cresceu 20%, mas o número de novas infecções caiu 17% no mesmo período.

Segundo o órgão, essa diferença se dá por causa do sucesso dos tratamentos antirretrovirais. Ou seja: as pessoas com o vírus estão vivendo mais, mas cada vez menos gente adquire o vírus. “A epidemia no mundo, hoje, tende a se estabilizar, exceto na Europa Oriental e na Ásia Central”, afirma o coordenador do Unaids no Brasil, Pedro Chequer. Apesar da queda, para cada duas pessoas que começam o tratamento, cinco se infectam. “Isso é preocupante”, diz Chequer.

De acordo com a pesquisa, em 2008, foram registrados mais de 7.400 novos casos diários de infecções por HIV no mundo. Desse total, 40% das pessoas tinham entre 15 e 24 anos, concentrados principalmente em países pobres. A África subsaariana é o local onde há mais registros. Segundo Chequer, 60 milhões de pessoas já foram infectadas desde a descoberta do vírus. Atualmente, 33,4 milhões vivem com HIV no mundo.

O levantamento diz que 60% das pessoas que têm HIV não sabem que são portadoras do vírus. Além disso, 1/3 das pessoas que vivem com o vírus também têm tuberculose.

Cobertura

Somente 42% das pessoas que necessitavam tinham acesso ao tratamento contra a doença no mundo. Mesmo assim, ainda houve aumento no número de portadores que se trataram no ano passado, em comparação a 2007: cerca de 36%.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Aidspesquisa