Cidadeverde.com

Governo brasileiro amplia redução de IPI para setor de móveis

Imprimir

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor de móveis, assim como já foi feito para a indústria automobilística e de produtos da linha branca. Além disso, o setor da construção civil teve o benefício prorrogado até maio de 2010.

Segundo Mantega, a desoneração reduzirá para zero o tributo sobre móveis de madeira, plástico, aço e ratan, que tinham alíquota entre 5% e 10%. A isenção de IPI para estes produtos é válida até o final de março de 2010 e terá um impacto de R$ 217 milhões na arrecadação.

"O setor moveleiro depende das exportações e o mercado externo tem se recuperado lentamente. É um estímulo para o custo e para o preço, para que o consumidor se anime com o 13º (salário) para trocar de mesa, cama. Espero que a redução seja transferida para o preço", afirmou Mantega, que anunciou na terça-feira a prorrogação do incentivo para carros flex até março de 2010.

De acordo com Mantega, o setor moveleiro está concentrado no sul do País. A presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul, Maristela Longhi, garantiu que a redução do IPI vai ser repassada ao consumidor.
 
Fonte: terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: