Cidadeverde.com

Corinthians encara o Cerro Porteño na Libertadores; Veja os grupos

Imprimir
O Corinthians já sabe que encarará o Cerro Porteño, do Paraguai, na primeira fase da Libertadores de 2010. O time de Mano Menezes foi definido como cabeça de chave do Grupo 1 no sorteio dos grupos da competição, realizado nesta sexta-feira na sede da Conmebol, em Assunção (Paraguai).
 
Os outros dois adversários da equipe paulista ainda são indefinidos: um deles será o segundo integrante da Colômbia e outro sairá do vencedor do duelo entre Racing uruguaio e o terceiro time colombiano, pela pré-Libertadores.
 
O "Colômbia 2" será o campeão do segundo turno do Colombiano. Caso o torneio terminasse agora, a final seria disputada entre os Independientes de Medellín e de Santa Fé. Já o "Colômbia 3", por sua vez, será o time que somar mais pontos contando-se os dois turnos da competição nacional do país. Neste momento, esta equipe é o Junior de Barranquilla.
 
Os outros times brasileiros que se classificarem também já terão caminho parcialmente definido na Libertadores. O campeão do Brasileiro, que neste domingo chega à sua penúltima rodada, encarará na primeira fase o Universidad de Chile e o venezuelano Caracas no grupo 8.
 
O vice-campeão do Brasileiro terá o Cerro, do Uruguai, um representante do Equador e o vencedor do jogo 5 da Pré-Libertadores pela frente. O terceiro pegará Once Caldas e times do Paraguai e do México. Já o quarto desafia uma agremiação boliviana na Pré-Libertadores.
 
O presidente corintiano, Andrés Sanchez, desembarcou em Assunção na quarta-feira, dois dias antes da definição dos grupos, e acompanhou de perto o sorteio. Mesma "tática" de equipes que estão próximas de garantir vaga no torneio continental. Giovani Luigi, diretor de futebol do Inter, e Carlos Augusto de Barros e Silva, vice-presidente do São Paulo, por exemplo, também foram à capital paraguaia.
 
Já o ex-presidente palmeirense, Mustafá Contursi, atualmente na oposição, não foi o enviado oficial do clube, mas deu as caras em Assunção, já que tem bom relacionamento com dirigentes da Conmebol.
 
Autoridades como os presidentes da Conmebol, o paraguaio Nicolas Leóz, também prestigiaram o evento.
 
Confira os grupos da Libertadores 2010:
Grupo 1: Corinthians, Cerro Porteño-PAR, Colômbia 2 e vencedor do jogo 6
Grupo 2: Brasil 4, Paraguai 2, Once Caldas-COL, México 2
Grupo 3: Estudiantes-ARG, Bolívar-BOL, Peru 2 e vencedor do jogo 2
Grupo 4: Argentina 4, Blooming-BOL, Peru 1 e vencedor do jogo 1
Grupo 5: Brasil 3, Cerro-URU, Equador 1 e vencedor do jogo 5
Grupo 6: Argentina 3, Nacional-URU, Equador 2 e Morelia-MEX
Grupo 7: Vélez Sarsfield-ARG, Chile 2, Deportivo Itálika-VEN e vencedor do jogo 4
Grupo 8: Brasil 2, Universidad-CHI, Caracas-VEN e vencedor do jogo 3
 
Pré-Libertadores
Jogo 1 - Depotivo Táchira-VEN x Paraguai 3
Jogo 2 - Peru 3 x México 3
Jogo 3 - Argentina 5 x Chile 3
Jogo 4 - Brasil 5 x Bolívia 3
Jogo 5 - Argentina 6 x Equador 3
Jogo 6 - Colômbia 3 x Racing-URU
 
Sorteio e mudança no regulamento
No sorteio desta sexta, a urna dos cabeças de chave teve quatro times brasileiros, dos quais só o Corinthians era conhecido, e quatro da Argentina, contando-se o atual campeão Estudiantes.
 
Dois times do Chile, dois da Bolíiva, dois do Paraguai e dois do Uruguai compuseram a urna 2. Já os integrantes de Equador, Colômbia, Venezuela e Peru (dois de cada país) formaram a 3.
 
Por fim, a quatro tinha as equipes que se garantirão na fase de grupos a partir da primeira fase (pré-Libertadores) e mais dois integrantes mexicanos.
 
Eliminados nas oitavas de final da última edição por conta do surto da gripe suína no México, San Luis e Chivas entram diretamente na mesma fase da Libertadores-2010.
 
Com isso, a competição terá número recorde de participantes no ano que vem (40) e apenas os campeões de cada chave e os seis melhores segundos colocados avançarão ao mata-mata.
 
Velhos conhecidos de torcedores brasileiros, os paraguaios Arce e Gamarra participaram do sorteio e definiram a "sorte" das equipes tirando as bolinhas das urnas. A dupla foi auxiliada por Juan Ramón Verón, ex-jogador argentino e pai do volante do Estudiantes Verón, e Pedro Troglio, técnico do Certo Porteño.
 
Fonte: Terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais