Cidadeverde.com

Intensificada a discussão sobre "abrir" jogo

Imprimir
A Confederação Brasileira de Futebol precisa encontrar urgentemente um sistema de disputa capaz de impedir a repetição de tudo que vem acontecendo na reta final do Campeonato Brasileiro de Futebol, o que, aliás, não é exclusividade da atual temporada. Em campeonatos anteriores foram levantadas dúvidas sobre a falta de empenho de times em certos jogos, considerados importantes para a definição de algumas posições nas Séries A e B.



O Internacional foi acusado de escalar um time sem 4 titulares contra o São Paulo, facilitando a caminhada tricolor para ganhar o título,em prejuizo do Grêmio. São os próprios dirigentes do tricolor gaúcho que agora estavam comentando o assunto. Recentemente um dirigente do Goiás declarou que "o Goiás é grato ao Internacional que nos ajudou para não cair em 2008 e agora vamos  retribuir no próximo jogo com o São Paulo".

Quando o Santos ganhou o título ao enfrentar o Vasco da Gama na rodada final, comentaram muíto na semana do jogo que os cruzmaltinos não teriam interesse algum em dificultar as coisas para os santistas. Mas não foi assim. É verdade que o Vasco não venceu, mas jogou muíto.Em outros jogos tivemos os mesmos comentários.

Até hoje não houve nenhuma punição a possiveis culpados, até porque é realmente muíto comprovar. E até mesmo em Copa do Mundo já ocorreram jogos que terminaram sob suspeita, mas os resultados foram mantidos.

Na Série B do Campeonato Brasileiro deste ano, clubes já com posições definidas mandaram para campo equipes compostas em sua maioria por jogadores reservas, com flagrante prejuizo para quem dependia de suas vitórias para evitar um rebaixamento.

Na Série A a imprensa ficou a semana comentando o possível desinteresse do Corinthians na partida com o Flamengo em Campinas. Final de jogo : Flamengo 2 x 0 Corinthians.  Prevalece a opinião de que "os corinthianos não queriam vencer o jogo". As opiniões foram reforçadas pela atitude irresponsável do goleiro Felipe que não esboçou qualquer gesto de defesa no pênalti cobrado por Leonardo Oliveira e ainda bateu palmas para o árbitro, "pedindo para ser expulso".

Ainda acusam Jorge Henrique de ficar a partida inteira provocando a própria expulsão porque não queria vencer. E a onda chegou a tal ponto que não faltaram comentários de que Ronaldo simulou uma contusão para não continuar no jogo.Nesses momentos aparecem opiniões para todos os gostos, até mesmo as mais absurdas.

Uma vitória do São Paulo sobre o Goiás iria provocar a mesma onda. Já estavam em andamento os comentários de que "o Goiás é aliado do São Paulo na compra e venda de jogadores".

E agora que o Flamengo será campeão brasileiro com uma vitória sobre o Grêmio  no Maracanã, cresceu a onda de acusações. Como a torcida do tricolor do Rio Grande do sul não quer ver o Internacional campeão numa combinação de resultados, os próprios torcedores gremistas espalham em todo o Brasil que estão com o rubro-negro e até exibem faixas de apoio ao time carioca.

Verdade ou não, o estrago está feito na credibilidade do Campeonato Brasileiro, que já estava prejudicada pelos graves erros de arbitragem em partidas de grande importante. E para "melar" a imagem do futebol, a França conseguiu a vaga para a Copa do Mundo da África do Sul com um gol escandalosamente irregular.

Que providências a CBF poderá tomar visando os próximos campeonatos ? Os caminhos são cheios de obstáculos, mas alguma coisa precisa ser feita, sob pena do pior acontecer logo no próximo ano.


Didimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: esporte