Cidadeverde.com

PDT, PMDB e PP disputam nova eleição em São Pedro do Piauí

O município de São Pedro do Piauí está em plena campanha para eleger seu novo prefeito e vice-prefeito, cujo pleito ocorre no dia 27 de dezembro de 2009. A decisão por uma nova eleição aconteceu por conta da cassação dos mandatos do então prefeito Higino Barbosa Viana (PT) e do seu vice-prefeito, Mariano Ferreira Castelo Branco, ocorrida no dia 09 de outubro, por 5 a 0, pela corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí – TRE/PI, por compra de votos e abuso do poder econômico. O acórdão publicado no Diário da Justiça, no dia 11 de outubro, determinava o afastamento imediato dos eleitos e a promoção de novas eleições. 

Mesmo cassado, o vice-prefeito Mariano Castelo Branco(PMDB) não teve sua elegibilidade suspensa, haja vista  que o TRE entendeu que houve relação sua com as práticas ilícitas que culminaram com a cassação do mandado do prefeito Higino Barbosa Viana, do PT. Ou seja, perdeu o cargo, mas não a condição de ser candidato.

Mariano, além de ser filho de umas das famílias tradicionais da cidade, tem grau de parentesco com o prefeito cassado. Seu pai, por várias vezes, tentou chegar ao poder, mas nunca obteve êxito. Enquanto sua mãe elegeu-se vereadora por alguns mandatos, mas abdicou da vida política por conta do filho.

Na outra ponta, aparece o dentista Matias Araújo da Silva(PDT) – responsável pelo processo que culminou com a cassação dos mandados do prefeito e do vice-prefeito. Matias por duas vezes disputou a prefeitura e perdeu para o candidato do PT, Higino Barbosa Viana.

Porém, agora, com o desgaste provocado pela decisão do TRE, que entendeu ter havido crime eleitoral em 2008, observa que suas chances, de chegar ao poder, nesta campanha extemporânea, são maiores. Matias articulou uma ampla aliança em torno de sua candidatura, que, além do PSDB, conta com PSB, PR e PPS no mesmo palanque. Dados da Justiça eleitoral mostram que votarão mais de 10 mil eleitores, em 44 seções eleitorais. Em 2008, a diferença pró-candidato do PT em relação ao candidato do PDT, foi de 227 votos.

 A ex-vereadora Neumária Cordeiro Soares (PP) é a grande surpresa das eleições em São Pedro do Piauí. Ela, que se elegeu vereadora no período de 2004 a 2008, integrava a base de sustentação do prefeito cassado. Mas, em 2008, quando tentou se manter na câmara municipal, não obteve êxito. Atualmente, o presidente da Câmara Municipal, vereador Napoleão Cortez Filho (PMDB) é atual prefeito em exercício até concluir o processo eleitoral. Cortez filho bem que tentou ser o candidato do PMDB à prefeitura, mas perdeu na convenção partidária a condição de representar o partido na disputa eleitoral, isso porque o parlamentar coleciona mandatos de vereador pela sigla.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais