Cidadeverde.com

Começa a colheita de 15 toneladas de uva em São João do Piauí

Imprimir

Agricultores começaram a colher os primeiros cachos de uva no parreiral do Assentamento Marrecas às 9 horas, marcando o início do 2º Festival da Uva de São João do Piauí; técnico confirma a estimativa de colher de 12 a15 toneladas em dois hectares
 

A colheita de uvas na unidade demonstrativa de videira do Assentamento Marrecas começou às 9 horas desta quinta-feira, 3. É a primeira atividade oficial do 2º Festival da Uva de São João do Piauí, que será aberto às 17 horas pelo governador Wellington Dias e a secretária estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Rejane Dias.




Segundo o técnico agrícola Antônio Alves, o “Antônio das Uvas”, a partir de hoje serão colhidas entre 12 e 15 toneladas de uvas em dois hectares do parreiral. O restante, outros dois hectares, será colhido somente no final deste mês ou início de janeiro de 2010. Ele confirmou que as fortes chuvas das últimas horas não chegaram a prejudicar a plantação.


A colheita da uva é feita com todo o cuidado, para que o fruto não seja amassado, perdendo o sabor e a beleza de seu cacho. “Começamos a colheita com a limpeza dos cachos, retirando os frutos danificados. Depois, a uva selecionada é colocada cuidadosamente em caixas e levadas para um caminhão frigorífico, que vai fazer a distribuição do produto”, diz ele.


Nesta segunda edição do Festival, os produtores do Assentamento Marrecas decidiram vender uva diretamente ao consumidor. Quem se interessar pelo produto pode comprar no próprio parreiral, a R$ 3, o quilo.   





O parreiral do Assentamento Marrecas, a 25 quilômetros do centro da cidade de São João do Piauí, na região do Semiárido piauiense, é um projeto piloto executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e Governo do Piauí, que já chega ao seu terceiro ano, com uma estimativa para a safra deste ano de 50 a 60 toneladas de uvas em seus quatro hectares.


Dentro de mais três anos, a mesma área deverá produzir cerca de 200 toneladas. “Com o passar do tempo, a produtividade vai melhorando”, explica “Antônio das Uvas”.


O governador Wellington Dias e a secretária Rejane Dias vão desembarcar em São João do Piauí às 16h30 e a abertura solene do Festival acontecerá logo em seguida, na praça Honório Santos, a maior praça pública do Piauí, com mais de 34 mil metros quadrados. À noite, serão premiados os alunos vencedores do concurso de redação e desenho e haverá a coroação da Rainha da Uva, Gabriela Araújo Ibiapina Passos, eleita no último dia 23. No final da solenidade de abertura do Festival, o governador Wellington Dias será homenageado com o título de cidadão sanjoanense

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais