Cidadeverde.com

Adolescentes de Teresina vão ganhar caderneta de saúde

Imprimir

Jovens teresinenses na faixa etária de 10 a 19 anos, integrantes do Projeto Saúde Na Escola – PSE – vão receber, a partir de 2010, a Caderneta de Saúde do Adolescente. De iniciativa do Ministério da Saúde, o projeto será desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

A Caderneta de Saúde do Adolescente é um importante instrumento de cidadania para os jovens, reunindo informações sobre como evitar doenças, mudanças no corpo, além de orientações sobre saúde sexual e reprodutiva, saúde bucal e alimentação. Com informações específicas para meninos e meninas, ela tem o propósito de dar maior visibilidade ao público adolescente e subsidiar os serviços de saúde para a atenção integral a este segmento.

A coordenadora de Saúde do Adolescente da FMS, Anaíde Maria Galiza, informa que é meta da Prefeitura capacitar inicialmente os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) para a implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente. O documento será distribuída, numa primeira fase, entre os adolescentes das 61 escolas que fazem parte do PSE. Segundo ela, a caderneta direciona ações de prevenção de doenças e promoção da saúde. “Será o passaporte do jovem teresinense para uma vida ainda mais saudável”, comenta.

A caderneta vem em duas versões: a feminina e a masculina. Ela ensina, por exemplo, a importância do cumprimento do calendário de vacinação para os jovens a partir dos 10 anos. Faz recomendações sobre uma boa alimentação e cuidados com o corpo, além de orientar sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis(DST’s) e da gravidez na adolescência.

Em anexo, a caderneta traz um encarte com tabelas de altura e Índice de Massa Corporal para o próprio jovem acompanhar seu desenvolvimento. Traz, ainda, orientações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, incentivando-o a ficar ciente de seus direitos desde cedo.

O lançamento do projeto aconteceu nesta semana, no Centro de Formação Odilon Nunes, quando os organizadores procuraram sensibilizar os gestores municipais para a organização dos serviços de assistência ao adolescente na Atenção Básica, tendo a caderneta como instrumento.
 
 
Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais