Cidadeverde.com

Bola oficial da Copa do Mundo na África tem 11 cores diferentes

Imprimir

A Jabulani, bola oficial da Copa do Mundo de 2010, fabricada pela Adidas, foi apresentada nesta sexta-feira, na Cidade do Cabo, na África do Sul, poucas horas antes do sorteio dos grupos --que terá início às 15h (horário de Brasília).



A cerimônia teve a participação do ex-jogador alemão Franz Beckenbauer e do inglês David Beckham. O meia inglês elogiou a bola.

"Ela anda muito bem e é muito precisa. A Jabulani é uma bola incrível", disse Beckham durante o evento.

A bola da Copa de 2010, a primeira em continente africano, tenta representar o colorido do continente africano e a variedade cultural da África do Sul. São 11 cores diferentes, uma para cada província do país.

O suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, esteve presente na apresentação e destacou a importância da bola no futebol. "O jogo não é nada sem ela, e apenas uma bola pode levar uma mensagem de esperança e mudança ao mundo. É um símbolo", afirmou.

Altitude
Um estudo realizado pela Adidas mostra que a bola da Copa do Mundo-2010 pode sofrer até 5% de influência em sua velocidade devido à altitude durante a competição, que será disputada entre os dias 11 de junho e 11 de julho do próximo ano, na África do Sul.

A pesquisa analisou uma cobrança de falta de 20 metros de distância e concluiu que a bola cruzaria a linha do gol com velocidade média de 126 km/h no Soccer City, em Johannesburgo, com 1.694 metros acima do nível do mar.

O mesmo teste, realizado no Moses Mabhida, em Durban, praticamente no nível do mar, mostrou que o chute se transformaria em gol com 120 km/h de média.

Johannesburgo, que receberá a final da Copa-2010, é a cidade com a maior altitude do torneio.

Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais