Cidadeverde.com

Lula não quer alterar royaltes do pré-sal e frustra governadores

Imprimir

Certa vez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o governador do Piauí é um dos que mais "choram" por recursos em Brasília. Nesta terça-feira (8), Wellington Dias foi mais uma vez pedir ajuda, agora para que os Estados do Nordeste tenham mais recursos dos royaltes do pré-sal. O choro não foi suficiente. Lula pediu aos governadores ajuda para conseguir aprovar o projeto na Câmara, mas do jeito que está.



Ao lado de Cid Gomes, governador do Ceará, e Eduardo Campos, de Pernambuco, Wellington Dias pediu apoio de Lula para ampliar a parcela dos estados nordestinos nos royaltes do pré-sal ainda na Câmara dos Deputados, onde os Estados possuem maior participação numérica. Com a resistência do Rio de Janeiro em perder verbas e as dificuldades em fazer o projeto ser votado ainda em 2010, Lula pediu que tal aumento seja pleiteado no Senado.

O presidente lembrou que a União já está abrindo mão de parcela da sua parte especial, em 10% para Estados e 5% para os municípios. Os governadores querem uma fatia maior. Porém, segundo noticiou a Agência Brasil, Dias e Campos aceitaram deixar a discussão para o Senado.

Sâmia Menezes/Surpi

Padilha, Wellington Dias, e Themístocles Filho reunidos em Brasília

Antes de encontrar Lula, Wellington Dias se encontrou com o ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, e soube de proposta de ampliação das parcelas a ser encaminhada para o Senado. Os royaltes subiriam de 4,4% para 22% aos Estados, e 8,8% aos municípios ainda em 2011. O projeto anterior previa que esses benefícios fosse estendido aos estados não produtores só em 2020.

A medida pode significar mais de R$ 300 milhões para o Estado dentro de dois anos. Mas Wellington Dias admitiu que não era o que queria. "Não é o que desejamos, mas a antecipação para 2011 dos recursos do pré-sal já é uma vitória para os Estados não produtores", declarou o governador.

Transnordestina
A reunião também serviu para que os governadores definissem um novo cronograma de execução para as obras da ferrovia Transnordestina. Com a presença de representantes do Banco do Nordeste e outras autoridades, Foram discutidas soluções para questões ambientais e financeiras dos projetos que estão faltando. No Ceará e na região metropolitana de Recife, ainda existem contratos a serem fechados.

Lula saiu satisfeito do encontro, e declarou que agora a obra deve deslanchar. A previsão é de que a ferrovia esteja concluída em 2011. No Piauí, as obras já começaram, e geram cerca de 7 mil empregos na região sul do Estado.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais