Cidadeverde.com

Pesquisas comprovam aumento do interesse masculino pela beleza

De olho no potencial e com a intenção de estar alinhado às demandas crescentes de beleza dos homens brasileiros, o Boticário encomendou uma pesquisa sobre o comportamento desse público. Realizada com homens de 25 a 45 anos, a pesquisa constatou que, para 95% dos 324 entrevistados, o cuidado com a beleza é muito importante. A postura é comprovada, também, pelo gasto médio mensal com produtos de beleza feito pelos participantes, que é de R$ 54,07. A maioria dos entrevistados pelo Boticário sinalizou, ainda, que prioriza a compra no varejo e lojas especializadas, como O Boticário e mais da metade revelou que prefere o atendimento feminino na hora da compra.


Perfumes, produtos para cabelo, desodorantes e produtos para a barba estão entre os itens mais consumidos, espontaneamente, por eles, segundo a mesma pesquisa. Números de vendas feitas pelo Boticário, de janeiro a agosto de 2009, comprovam a constatação. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a empresa cresceu 25% no segmento, com desempenho acima do mercado, que cresceu 15% nos mesmos oito meses, de acordo com o Sindicato da Indústria de Perfumaria de Artigos de Toucador no Estado de São Paulo – Sipatesp.


Com um portfólio total de 600 itens, sendo aproximadamente 90 voltados a homens – jovens e adultos –, incluindo, ainda, uma linha exclusiva para eles – O Boticário Men, com opções para corpo, rosto, barba e cabelos –, o Boticário apresenta outro dado curioso: apesar de 85% dos itens da marca estarem focados nas consumidoras, o produto mais vendido de toda a empresa é masculino. “Trata-se da colônia Malbec, lançada em 2004, inspirada no mais famoso dos vinhos argentinos e produzida tendo como base o álcool vínico, mesma matéria-prima da bebida”, conta Tatiana Ponce, gerente executiva de Mercado e Consumidor. De acordo com ela, devido ao sucesso do item, a empresa criou um espaço exclusivo na empresa com foco na produção de fragrâncias alinhadas ao mundo dos vinhos, batizada de Reserva Especial O Boticário. Em 2009, a Reserva ganhou reforço com a chegada da colônia Barolo.


A executiva também salienta que o potencial desse mercado é evidenciado pelo desempenho de vendas para o Dia dos Pais, que vem crescendo, ano a ano. “Atualmente, esta data comemorativa é uma das mais expressivas para a empresa, quase equiparada ao Dia das Mães em termos de vendas”, finaliza. De olho no filão, o Boticário também optou por incluir em seu calendário oficial de datas comemorativas, em 2009, o Dia do Homem, comemorado no Brasil em 15 de julho, embora ainda pouco conhecido e até então não explorado pelo varejo do País.


Mercado


Os traços do comportamento masculino em relação à beleza, evidenciados pelos 324 participantes da pesquisa do Boticário, estão em linha com as informações do mercado brasileiro em geral. Enquanto no mundo a venda de produtos masculinos manteve um crescimento médio linear na casa dos 9%, de 2004 a 2008 – dados do Instituto Euromonitor –, o crescimento médio no Brasil foi de 16% nos mesmos quatro anos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).  Em 2009, a tendência é de um desenvolvimento ainda mais agressivo. Só no primeiro semestre o incremento foi de 20% quando comparado a igual período do ano anterior. 



Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais