Cidadeverde.com

Embraer encontra dificuldades e pode fechar fábrica na China

Imprimir

A Embraer pode fechar sua unidade industrial em conjunto com empresas chinesas em Harbin, pela falta de pedidos e por dificuldades para conseguir permissões do governo chinês. A decisão deve ser tomada em meados de 2010, segundo o diretor-presidente da empresa, Frederico Curado.
 

Os problemas de operação no gigante asiático se agravaram quando a sócia da Embraer no projeto, China Aviation Industry Corporation (Avic) II, se uniu à Avic I para criar a Commercial Aircraft Corporation of China (Cacc), que comercializa o ARJ21 - avião desenvolvido no país para levar 90 pessoas, concorrente direto dos E-Jets brasileiros.

Em parceria com a Avic II, a Embraer produz na planta de Harbin (no nordeste da China) o jato ERJ-145, com cerca de 50 assentos. A fábrica emprega em torno de 200 pessoas e tem capacidade para produzir até 24 jatos regionais do modelo por ano.

Em maio deste ano, a aérea chinesa Hainan reduziu o volume de pedidos firmes de jatos modelo 145 de 50 para 25 unidades e agora a Embraer tem apenas mais dez aeronaves para produzir - com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2011. Se não houver mais pedidos, a joint-venture criada em 2002 pode ser desfeita.

"Não temos expectativas de fabricar estes aviões lá. Está bem difícil vender. Uma das possibilidades é a descontinuação do projeto, mas ainda não está nada decidido", disse o vice-presidente da Embraer para aviação comercial, Mauro Kern.

Segundo ele, com a crise global o governo chinês dificultou ainda mais a entrada de produtos estrangeiros no país, com objetivo de resguardar as empresas locais. Em fase de certificação final, o concorrente ARJ21 tem mais de 100 encomendas, a grande maioria para aéreas chinesas.
 

Em novembro, a General Electric foi a primeira empresa internacional a fechar acordo com a Cacc para venda de cinco jatos, um negócio estimado em US$ 750 milhões, com opção de compra de mais 20 unidades do modelo projetado no país.

A esperança da companhia brasileira é conseguir permissão para comercializar os E-Jets (aviões de médio porte, entre 78 e 110 assentos) no mercado chinês e manter a fábrica de Harbin. Para facilitar o acesso aos aviões brasileiros, a Embraer fechou na última sexta-feira um acordo com a chinesa CDB Leasing para financiamento e leasing de aeronaves que pode alcançar até US$ 2,2 bilhões nos próximos três anos.

A Embraer prevê demanda de 875 jatos de 30 a 120 assentos nos próximos 20 anos na China, representando 13% das entregas mundiais neste segmento. Por isso, a empresa brasileira vai esperar até o próximo ano para resolver sua situação na China. "A decisão sobre o que será feito da operação na China deve ser tomada em meados de 2010", afirmou Frederico Curado.

Fonte terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: EmbraerChina