Cidadeverde.com

Natália cita Sarah e diz: "Não abri mão de nada. Eu quis ser atleta"

Imprimir

Ao invés de focar histórias de superação, Natália Falavigna preferiu contar os caminhos para se chegar ao sucesso no esporte. Campeã mundial de Taekwondo e bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, a atleta paranaense proferiu palestra na manhã deste sábado (12) no auditório da Facide, em Teresina, para uma plateia de atletas, professores, técnicos, e interessados no esporte.

Fotos: Fábio Lima/CidadeVerde.com

Bem expressiva, Falavigna tentou mostrar aos presentes, inclusive pequenos atletas, o que é preciso fazer, e o que ela mesma continua a fazer para conquistar o ouro olímpico. "Eu nunca abri mão de nada, eu escolhi ser atleta. Em troca disso, abri mão de coisas na minha alimentação, deixei de sair... Em troca, eu ganhei o mundo, conheci países e pessoas de todo o mundo. Vocês tem uma atleta aqui da cidade de vocês que conquistou o mundo também. Eu saí de Londrina (Paraná). A Sarah (Menezes) saiu daqui, e podem sair mais pessoas também", declarou, citando a judoca piauiense bicampeã mundial.

Entre vários detalhes, ela frisou o cuidado com a alimentação, e brincou com as crianças que admitiram não gostar de comer verduras e adorar salgadinhos com refrigerante. "Tem que comer alface, tem que comer tomate... Só não insisto em comer jiló. De jiló, vocês estão liberados", disse a campeã.

Aos 25 anos, uma das maiores campeãs do esporte brasileiro e do Taekwondo mundial mostrou bastante experiência. Disse que em todos os esportes, o brasileiro tem mania de reclamar dos árbitros e culpá-los pelos resultados não obtidos. "Isso tira o foco dos seus próprios erros", explicou a atleta, que desde 2000 é acompanhada por nutricionista, mas disse que até na internet é possível encontrar informações iniciais sobre como se alimentar melhor.

Natália Falavigna frisou que é importante buscar o aperfeiçoamento pessoal, a superação diária, e a excelência nos resultados para atingir suas metas. Ela apresentou exemplos de outros atletas, como Hortência, do Basquete, Airton Senna, do automobilismo, e o técnico Bernardinho, do vôlei. Entre as dicas, ela frisou que é preciso treinar o que se gosta, e também o que se não gosta, mas é necessário para a obtenção de resultados.

A lutadora mostrou toda a planilha de 34 semanas do seu último ciclo olímpico. Um planejamento detalhado, acompanhado por um grupo de cerca de 10 profissionais, que a ajudaram, por exemplo, a superar problemas de fraqueza muscular e melhorar seu chute.

Natália lembrou das lágrimas após a derrota na final dos Jogos Pan-Americanos. "Eu vinha treinando muito e não conseguia executar as coisas que queria. Eu chegava a ficar esgotada dois, três dias após os treinos", contou. A superação veio com o bronze em Pequim no ano seguinte. A atleta mostrou um vídeo que ela recebeu dos amigos durante a Olimpíada, com fotos e mensagens dos mesmos, e a ajudou a mostrar o quanto era forte e temida por suas adversárias. Deu certo.

Hoje, Natália Falavigna comanda também uma equipe de 13 atletas patrocinados por empresas de Londrina/PR. Todos possuem casa, comida, alimentação, aulas de inglês, e treinam com a mesma estrutura que ela possui.

Na tarde de hoje, Natália dará aulas de taekwondo para crianças, jovens e adultos no ginásio da Facid. No domingo pela manhã o encontro será no ginásio do Sinopse, no centro de Teresina.

Fábio Lima (flash do auditório da Facid)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais