Cidadeverde.com

Clube de Vídeo abre hoje Amostra de Cinema Francês;Veja programação

Imprimir

O Clube de Vídeo de Teresina desta semana presta uma homenagem aos fãs do cinema francês. Em parceria com o Serviço Socil do Comércio/SESC-, a Mostra do Cinema Francês Contemporâneo será levada à Sala de Vídeo da Casa da Cultura. As exibições têm início às 18h30 e a entrada é gratuita.

O ano de 2009 também marca 50 anos do movimento da Nouvelle Vague, surgido nos anos 60 após a decadência do Realismo Poético Francês e com o objetivo de retomar o cinema de autor dos anos 30. Nomes como Truffaut, Goddard, Chabrol, entre outros ligados à revista Cahiers du Cinéma, consagraram-se quebrando paradigmas do modo de fazer cinema então vigente.


Embora persiga uma identidade própria, o atual cinema francês ainda carrega algumas essências herdadas da Nouvelle Vague, como a energia para filmar, a crença na força do documentário, a mistura de gêneros e a própria idade dos realizadores, jovens e dispostos como seus percursores. Tudo isso se evidencia na seleção do Clube de Vídeo desta semana, sem dúvida obrigatório aos verdadeiros cinéfilos e apreciadores da sétima arte, especialmente, do cinema made in France.


O Clube de Vídeo de Teresina funciona na Casa da Cultura e é mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Todos os meses o clube traz uma vasta programação de filmes para todos os gostos, com clássicos da telona e outros do circuito alternativo de cinema.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:


Segunda-feira, 14/12 ATÉ JÁ (A Tout de Suite, 2004) Dir. Benoît Jacquot Elenco: Isild Le Besco, Nicolas Duvauchelle, Ouassini Embarek. Sinopse: Ao desligar o telefone depois de um “até já” do namorado, ela sabe muito bem sem saber ainda aquilo que ela nem imaginava: aquele que ela ama, aquele “príncipe” de parte alguma é um bandido. Ele acaba de cometer um assalto, há mortos. Estamos nos anos 70, ela tem 19 anos e, como num sonho acordado, salta do espaço restrito do apartamento paterno – de longos corredores, num belo bairro – e mergulha de cabeça numa geografia fugitiva – da Espanha para o Marrocos e para a Grécia –, passando de uma vida de garota normal para a vida que ela escolheu, com suas delícias e consequências.


Terça-feira, 15/12 A ESQUIVA (L’esquive, 2003) Dir. Abdellatif Kechiche Elenco: Osman Elkharraz, Sara Forestier, Sabrina Ouazani, Nanou Benahmou Sinopse: Em um conjunto habitacional no subúrbio parisiense, um anjo passa declamando apaixonadamente versos da peça “Le jeu de l’amour et du hasard”. É Lydia, embalada por Marivaux e às voltas com os ensaios do espetáculo a ser montado por sua turma de sala de aula para as festividades da escola. Já Abdelkrim, apelidado de Krimo, no auge de seus 15 anos, é arriado pela sua colega de sala. Ele que se arrasta levando seu tédio pelas quebradas suburbanas em companhia de sua galera, descobre repentinamente o amor. Mas Krimo não é do gênero expansivo além de ter que manter a fachada. Então como se declarar à garota sem perder a pose? Uma solução se impõe: corromper seu amigo Rachid, parceiro de cena com Lydia, para obter o papel de Arlequim. O que Krimo não ousa dizer, Marivaux o fará em seu lugar! Mas a astuciosa manobra torna-se verdadeira odisséia para Krimo, apavorado com a amplitude do texto e as exigências implacáveis de sua professora de francês. Kim encontrará as palavras a serem ditas antes que o boato, as ciumeiras e as inimizades não se metam em seu caminho?


Quarta-feira, 16/12 ASSASSINAS (Meurtrières, 2005) Dir. Patrice Grandperret Elenco: Hande Kodja, Céline Salette, Gianni Giardinelli, Anaïs de Courson Sinopse: Nina e Lizzy. O encontro de duas jovens normais e um pouco frágeis. Entre elas, uma identificação imediata... Juntas, elas são fortes, eufóricas. Sem muita sorte, nem muito dinheiro, elas têm apenas seus sonhos. Duas jovens em busca do amor. Cada instante que passa, cada encontro lhes fecha um pouco mais as portas de um mundo de que elas não têm as chaves. Com nada no bolso, não se vai longe, ou diretamente muito longe...


Quinta-feira, 17/12 O ÚLTIMO DOS LOUCOS (Le Dernier des Fous, 2006) Dir. Laurent Achard Elenco: Julien Cochelin, Pascal Cervo, Annie Cordy, Fettouma Bouamari Sinjopse: É verão e começo das férias. Martin tem onze anos, vive na fazenda de seus pais e observa, desamparado, a desunião de sua família: sua mãe vive enfurnada em seu quarto, seu irmão mais velho, que ele adora, se afoga no álcool, e seu pai é dominado pela avó. O menino assiste a um desastre familiar. Mas Mistigri, seu gato, e Malika, uma amiga marroquina, procuram reconfortá-lo de alguma forma…


Sexta-feira 18/12 TUDO PERDOADO (Tout est Pardonné, 2007) Dir. Mia Hansen-Love Elenco: Paul Blain, Marie-Christine Friedrich, Victoire Rousseau, Constance Rousseau Sinopse: Victor vive em Viena com Annette, sua esposa e sua filha Pamela. É primavera. Fugindo do trabalho, Victor passa os dias fora, brinca com a filha e vadia no Parque. Apaixonada, Annette está confiante que ele se ajeitará. Mas Victor não abandona os maus hábitos e acaba se apaixonando por uma jovem junkie. Onze anos depois, Pamela descobre que o pai vive na mesma cidade e decide vê-lo novamente.
 
 
Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais