Cidadeverde.com

Após campanha, procura para doações aumenta em 40%

Imprimir

A coordenadora da Central de Transplantes, Maria de Lourdes, informou ao Cidadeverde.com que a procura por informações sobre como doar os órgãos aumentou em 40% após o início da campanha Natal da Cidade, da TV Cidade Verde.

Ela disse que as pessoas ligam ou vão até a sede da Central, localizada ao lado do Hemopi, para tirar dúvidas e até se cadastrar para serem doadores de órgãos. Para Maria de Lourdes, a campanha está aumentando a conscientização das pessoas, mas ainda desconhecem os procedimentos para serem doadores.



“As pessoas pensam que precisam se cadastrar, assinar algum documento, mas para ser doador de órgãos, basta que cada um diga à sua família, que ao morrer quer que seus órgãos sejam doados. Mas, você pode começar, em vida, doando sangue e medula óssea voluntariamente”, explicou a coordenadora.

Segundo Maria de Lourdes, a conscientização é prioridade para salvar vidas através dos transplantes, já que depende diretamente e integralmente da participação da população.

“Nós temos estrutura para receber todas as doações e realizarmos aqui no Estado transplante de rins e córneas. Mas os doadores participam de um cadastro nacional, que segue regras internacionais de prioridade nas filas”, declarou.

No Piauí, existe 980 pessoas na fila para receber transplante de rins e córneas. Nos nove anos da Central, 879 foram realizados, sendo 469 de córneas. Neste ano, foram realizados 130 transplantes, batendo o recorde de todos os anos.

A campanha da TV Cidade Verde ajudou a difundir a vontade e curiosidade pela doação de órgãos no interior do Estado, por isso, núcleos de coleta de órgãos estão sendo formados em Parnaíba, Picos, Floriano, Campo Maior, Piripiri e Oeiras.

“Nós teremos equipes espalhadas pelo interior para recolher os órgãos e trazer até Teresina. Em 2010, além dos transplantes de rins e córneas, profissionais do Hospital Getúlio Vargas vão realizar transplantes de fígado e coração”, afirmou Maria de Lourdes.



Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais