Cidadeverde.com

O complexo de vira-lata foi derrotado no Maracanãzinho

Imprimir
O esporte piauiense está nas manchetes da imprensa brasileira, através de Sarah Menezes. A menina de apenas 19 anos foi eleita a melhor atleta brasileira de 2009, ganhando o Prêmio Brasil Olímpico. Os feitos da judoca nas competições nacionais e internacionais já estavam nos anais do esporte brasileiro, inclusive com dois títulos mundiais na sua categoria de até 48 kg.



 O desempenho técnico na temporada lhe garantiu a vaga ao lado de concorrentes de peso para a disputa final no voto popular.Aí valeu um conjunto de ações que motivavam o povo piauiense a participar da competição. Órgãos públicos, familiares, amigos, esportistas, a imprensa em geral, conseguiram criar um ambiente de solidariedade em busca da vitória, surpreendendo as expectativas de Poliana Okimoto e Natália Falavigna. A Confederação Brasileira de Judô e a Federação Piauiense também participaram da campanha vitoriosa.

E como foi bonito ver Sarah Menezes ao lado do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebendo o Troféu Olímpico e tendo o seu nome e o nome do Estado do Piauí exaltados por importantes segmentos da imprensa brasileira.Quando o Brasil não conseguia ganhar competições internacionais, o jornalista Nelson Rodrigues afirmava que "o brasileiro tem complexo de vira-lata".

A frase vale e como vale para o Estado do Piauí. Cansamos de perder. Durante anos foram poucas as vitórias e foram muítos os fracassos, até humilhantes. Piauienses entravam nas competições derrotados. Tinham medo de vencer, tinham vergonha de vencer. E não faltavam os que renegavam a sua condição de piauienses. Aos poucos foram surgindo meninos e meninas dispostos à luta em busca de vitórias e que têm andado por este Brasil exibindo a bandeira do Estado do Piauí.

A repercussão da vitória de Sarah Menezes haverá de abrir caminhos mais largos para o esporte piauiense. E as grandes vitórias virão, desde que haja trabalho, confiança, preparação adequada, apoio do meio empresarial e responsabilidade dos poderes públicos. Desenvolver projetos sérios e competentes de desenvolvimento esportivo é muíto diferente de programas politiqueiros visando a captação de votos nas próximas eleições, como muítos que temos no Piauí afora.

São muítos os fatores determinantes para a conquista de vitórias no esporte. E como Sarah Menezes tem sido brilhante na superação dos obtáculos para vencer suas adversárias. Uma menina humilde de um bairro de Teresina sai pelo Brasil e pelo mundo conquistando vitórias, dando um exemplo maravilhoso para os piauienses.

Tenho certeza que a nossa campeã  não conquistou nenhuma vitória declarando que "o Piauí é um Estado pobre", e sim com trabalho, com dedicação e com  dignidade.O próprio Presidente Lula afirmou no seu discurso que "o Brasil ganhou o direito de sediar a Olimpíada de 2016 porque a equipe trabalhou, sem medo de enfrentar as potências do mundo".

E na mesma noite em que Sarah Menezes era consagrada no Prêmio Brasil Olímpico, outra nordestina ganhava o troféu de melhor jogadora de futebol do mundo, em evento da FIFA, na Suiça, a alagoana Marta.

Um dia antes, porém, uma garota de Buriti dos Lopes, precisava pedir dinheiro emprestado para viajar a Teresina a fim de participar da Volta da Cajuina e ganhar a vaga de representante do Estado do Piauí na Corrida Internacional de São Silvestre. Trata-se de Ana Célia Amorim, cuja "ajuda" recebida foi de um desconto de 30% na passagem de ônibus de Buriti dos Lopes a Teresina.

 Uma vergonha. E mesmo assim, Ana Célia Amorim foi a melhor piauiense na prova e estará em São Paulo, agora com o patrocínio do Governo do Estado, através da FUNDESPI.Assim como Sarah Menezes, Ana Célia mostrou garra, vontade de vencer. É outro bom exemplo e uma resposta aos que teimam em desconhecer a importância do esporte.

Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais