Cidadeverde.com

Médica diz que câncer está relacionado a hábitos de vida

Imprimir

Em entrevista ao Notícia da Manha, a médica oncologista Nilchelena Bezerra destacou que o surgimento de câncer no organismo humano está relacionado aos hábitos de vida. Segundo ela, o que se come, como passa o dia, como se exercita e se expõe ao sol, além de hábitos nocivos como tabagismo e ingestão de bebida alcoólica em excesso, podem por algum tempo levar ao aparecimento da doença.

A médica declara que não tem nada que indique que o estresse não provoca diretamente o câncer, mas ele reduz a capacidade imunológica e pode se ter o aparecimento de alguma alteração já presente no organismo. “O câncer poderá se manifestar, caso já possuam tumores, quando a imunidade estiver baixa”, explica.



Quando as pessoas não se alimentam bem, são estressadas e sedentárias as chances de surgir os tumores malignos aumentam, por isso, a médica recomenda atividades físicas pelo menos uma hora por dia, comer frutas, verduras, reduzir o consumo de carne vermelha e gordura animal e do açúcar refinado.

“É muito importante que esses hábitos comecem desde a infância, porque na fase a adulta ela não terá dificuldades como a gente tem de mudar esses hábitos”, enfatiza Nilchelena Bezerra.

Profissões de risco

Para a especialista, não existe uma profissão de risco para desenvolver o câncer, mas nos trabalhos com produtos químicos, por exemplo, o mais indicado é que as pessoas utilizem o material de segurança adequadamente como: botas, luvas, máscaras. “É muito difícil se fazer a relação entre o trabalho e o câncer, pois ele é muito fatorial, porém a defesa do organismo é essencial”, afirmou.


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais