Cidadeverde.com

Piauí é ameaçado de perder "Fiocruz do Sertão" para outros Estados

Imprimir

O Piauí está ameaçado de perder recursos para a instalação da Fiocruz do Sertão, o Centro de Pesquisas da Fundação Fiocruz no Estado. O espaço, que deverá pesquisar problemas de saúde relacionados às doenças tropicais e desnutrição, estaria sendo preterido aos de outros estados, ou até mesmo boicotado. São R$ 19 milhões que seriam recebidos ainda em 2010, que podem ser perdidos por questões políticas.



O diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, Carlos Henrique Nery Costa, disse ao Cidadeverde.com que o projeto piauiense foi o primeiro a ser concluído, e a expectativa é de que as licitações fossem feitas neste ano para o início das atividades em 2010. No entanto, uma reunião teria sido convocada com representantes de 11 estados para quinta e sexta-feira da semana passada. Todos foram chamados, menos o Piauí.

"Falamos com o governador (Wellington Dias) e ele também está indignado. Ele prometeu que entrará em contato direto com o presidente, e acho que vamos reverter a situação. O governador tem muito prestígio, e acredito que esses recursos vão chegar. Estamos com o projeto pronto há mais de um ano", disse o diretor do Natan Portela.

Carlos Nery Costa citou que a participação do Piauí recebeu grande resistência no Rio de Janeiro. "Em meados deste ano, parecia que todos esses problemas tinham desaparecido", disse o médico, que suspeita de interesses políticos para levar o centro da Fiocruz para outro Estado ou retardar a instalação, mesmo sendo o Piauí o primeiro a se habilitar para tal.

"O Piauí está ameaçado de perder (a Fiocruz do Sertão), e não vai perder. Mas isso vai requerer uma ação política muito intensa dos nossos dirigentes, e ação nossa administrativa", completou.

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais