Cidadeverde.com

Vigilância Sanitária aperta a fiscalização a pensões em Teresina

Imprimir

A Gerência de Vigilância Sanitária municipal vai intensificar a fiscalização das pensões e casas de apoio existentes em Teresina. O trabalho será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). O objetivo é garantir a qualidade da alimentação servida, para evitar problemas de saúde nas pessoas que nelas se hospedam.

O gerente da Gevisa, Feliciano Paiva, informou que a fiscalização terá início em janeiro próximo e atingirá, inicialmente, 40 estabelecimentos localizados no pólo de saúde. “Será feita uma inspeção geral nas pensões e casas de apoio, visando resgatar a boa qualidade do atendimento prestado às pessoas que vêm do interior para se tratar em Teresina”, afirmou ele.

Ao avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas pensões, Feliciano Paiva disse que elas estão carentes de uma revisão geral a partir da estrutura de engenharia civil. Os fiscais estarão atentos também para a alimentação oferecida aos hóspedes e a forma de acomodação deles.

Conforme foi constatado em muitas pensões e casas de apoio, existe acúmulo de pessoas alojadas em quartos, o que representa perigo de contaminação por algum tipo de doença.

Existem em Teresina cerca de 600 pensões que hospedam centenas depessoas procedentes do interior do Piauí e de outros estados vizinhos. Todos vêm para tratamento de diversas doenças e muitas delas ainda sem um diagnóstico determinando se são ou não contagiosas. Outra preocupação é com a contaminação por alimentação, o que também pode representar perigo de surtos entre os usuários.

A Gevisa e a Semdec vão, em princípio, orientar os donos das pensões e casas de apoio a atender os critérios estabelecidos para a prestação do serviço afim de eliminar riscos de qualquer agravo à saúde das pessoas, que já chegam com a saúde fragilizada. Quem não seguir as orientações pode sofrer penalidades que vão desde multas até a interdição do estabelecimento.


Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais