Cidadeverde.com

Inscrição para o Corso do Zé Pereira inicia nesta segunda-feira

Imprimir

Teresina já está envolvida no clima do Carnaval 2010. E durante a festa de Momo a Prefeitura preparou uma vasta programação para animar os teresinenses. Entre os eventos mais esperados está o Corso do Zé Pereira que acontecerá no próximo dia 06 de fevereiro – uma semana antes do carnaval. A inscrição para participar do evento inicia na próxima segunda-feira (25).


Os interessados em participar poderão efetuar sua inscrição na sede da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), na Rua Eliseu Martins, 1426, das 8h às 13h30. Segundo Marlon Rodner, Coordenador da Comissão Organizadora do Carnaval 2010, as inscrições ficarão abertas até o dia do evento.


A festa terá início com a concentração na Avenida Marechal Castelo Branco, próximo à Assembleia Legislativa seguindo pela Frei Serafim; ruas 24 de Janeiro, Campos Sales e Magalhães Filho até a chegada na Praça do Marquês, na zona Norte.

História

O Corso é umas das festas mais tradicionais do carnaval e surgiu no Brasil no final do século XIX e teve seu auge no Piauí entre as décadas de 30 e 50. Na época, as donas e freqüentadoras de bordéis da cidade trajavam as melhores roupas, alugavam caminhões e saíam da Rua Paissandu, percorrendo a Praça Rio Branco, Avenida Antonino Freire e Frei Serafim, no período carnavalesco, numa espécie de represália à discriminação que sofriam.

Com o projeto de revitalização do carnaval realizado pela Prefeitura de Teresina em 1997, chamado Reviver Carnaval, as audaciosas prostitutas da Paissandu ganharam homenagem com o "caminhão das raparigas". O desfile desse carro tornou-se tradição, sendo as prostitutas representadas por atrizes fantasiadas.

A brincadeira contagiou o folião teresinense que comparece todos os anos com ou sem fantasia, em carros, caminhões, carroças, motos ou mesmo acompanhando a pé todo o percurso. Ficar nas ruas por onde passa o cortejo também é garantia de diversão. 
 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais