Cidadeverde.com

Coreógrafo promove workshop de dança contemporânea

Imprimir

O bailarino, coreógrafo e professor de dança, Valdemar Santos, realiza workshop de dança contemporânea de hoje a sexta-feira, a partir das 16h, na Escola de Dança do Estado, que fica no centro artesanal. O investimento é de R$ 20 e quem participar da oficina terá contato com os principais elementos da dança: corpo, espaço, força, tempo.


Segundo o coreógrafo, o workshop tem por finalidade atingir pessoas que busque conhecer seu corpo e busca uma melhor qualidade de vida, não é um trabalho voltado apenas para profissionais da danças mais também para qualquer pessoas.


Valdemar Santos, há onze anos dedica-se à dança profissional do estado. O bailarino fez parte do elenco inicial do Balé Folclórico de Teresina onde estudou e participou do processo de criação do espetáculo “A Dança do Calango”, considerado um marco na dança do Piauí.Como educador desenvolveu um trabalho de dança no bairro Dirceu durante seis anos com crianças e adolescentes carentes e atualmente desenvolve, em parceria com a Associação dos Cadeirante de Teresina, o Projeto “Dança Eficiente” onde estuda e desenvolve coreografias para pessoas com deficiência é também coordenador da Escola de Dança do Teatro do Boi "Nação Tremembé" que atende 300 crianças e adolescentes na zona norte e recebeu em 2009 o prêmio da FUNARTE. Fez parte da criação do Núcleo de Criação do Dirceu, e é fundador da Cia. Equilíbrio de dança que há dez anos desenvolve dança no Estado.


"Meus questionamentos sobre o significado do corpo vieram quando comecei a trabalhar com os corpos alheios. Eu já estudava dança clássica, folclórica e contemporanea há dois anos quando me convidaram para ministrar aulas de dança para crianças e adolescentes isso por volta de 1998. Aceitei de cara e com o tempo, fui entendendo mais o meu corpo, antes só pensado no corpo em termos técnicos, se realizava bem determinado movimento, mero instrumento para beneficiar a dança, não pensava na alma, nos desejos. Com o tempo fui percebendo com a convivência e o desafio diário de facilitar as aulas (gosto do termo "facilitador") a possibilidade do corpo como matéria, onde está depositada a memória de nossas vidas, revelando inúmeros aspectos, históricos e culturais. O corpo, que eu antes visualizava apenas como um objeto da perfeição técnica era também uma rica fonte de conhecimento e descobertas", revela.



Dança contemporânea

A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Mais foi na década de 1980 que a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet,ao jazz e ao hip hop. Mais que uma técnica específica, a dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos como: ioga, pilates, circo etc. A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, busca dar autonomia para que cada pessoa construa sua própria dança e busca dar a cada um, consciência total do seu corpo e suas possibilidades, conhecer e superar seus limites.


A dança contemporânea busca uma ruptura total com o balé, chegando às vezes até mesmo a deixar de lado a estética. O que importa é a transmissão de sentimentos, idéias ou conceitos. Solos de improvisação são bastante freqüentes nas aulas ou mesmo nos espetáculos. A dança contemporânea não possui uma técnica unica estabelecida, toda pessoa podem praticá-la. Essa dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência, com isso muda-se totalmente a forma de ver e estudar a dança em geral e suas técnicas, é uma atividade constantemente usada por pessoas que não buscam profissionalização mais, como forma de possibilitar uma melhor consciência corporal ou como trabalho de condicionamento físico, por isso qualquer pessoas pode fazer, não tem contra indicação.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais