Cidadeverde.com

Uespi: Novo reitor anuncia auditoria e se emociona durante a posse

Imprimir

Yala Sena/Cidadeverde.com


O professor Carlos Alberto Pereira tomou posse da reitoria da Universidade Estadual do Piauí - Uespi. Na solenidade da tarde desta quarta-feira (27), o novo reitor anunciou que fará auditoria nas contas da instituição a partir de amanhã, e disse que não se responsabilizará pelos atos da gestão de Valéria Madeira.

Presente na posse, Valéria Madeira declarou que não teme a auditoria, e sugeriu a seu substituto o mesmo processo nos períodos em que Pereira foi pró-reitor de graduação e administração, e vice-reitor. Ela apreesentou um relatório de 159 páginas com o balanço da sua gestão.



Pereira, eleito anteriormente como vice na chapa de Valéria Madeira, disse que não pediu demissão do cargo, e também é responsável por acertos e erros da gestão passada.

O novo reitor também definiu prioridades para a Uespi, que conta com 16 mil estudantes e 638 professores efetivos em todo o Estado. Pereira quer trabalhar pela retomada do ensino de qualidade e a informatização de todos os setores da instituição.

Estavam presentes várias autoridades, entre elas o reitor da UFPI, Luís Júnior, e o governador Wellington Dias.



Emoção
Pereira, ainda se emocionou ao lembrar da vida pessoal. Durante a solenidade desta quarta-feira, ele lembrou já ter passado fome e vendido bolo frito nas ruas de Teresina, e afirmou ser um exemplo de que a educação pode mudar o futuro de uma pessoa.

Pereira falou dos pais de origem humilde e disse que através do estudo as pessoas podem crescer na vida. Ele chorou por duas vezes e teve de interromper o discurso.

O novo reitor também afirmou que vai trabalhar em parceria com o Governo do Estado e a sociedade, e sua gestão terá como princípios a verdade e a democracia.

Yala Sena (flash do Palácio de Karnak)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais