Cidadeverde.com

Voluntários passam mal de verdade em 1ª simulação a queda de prédio

Fotos: Naruna Brito/Cidadeverde.com


Atualizada às 17h56min


O Corpo de Bombeiros do Piauí realizou na tarde desta sexta-feira (5) uma simulação de acidente com arquibancada, prédios, casas, e outras situações com grande quantidade de pessoas. A mobilização de diversos setores acabou provocando lentidão no trânsito em avenidas próximas. Duas pessoas passaram mal de verdade e tiveram de ser socorridas. O médico Claudiomiro César, do Samu, cortou o dedo ao mexer em uma escada quando tentava filmar a ação.

Por conta do forte calor, uma criança e uma mulher passaram mal durante a simulação e foram atendidos pelas equipes presentes. Participaram 70 pessoas como figurantes, sendo quatro servidores do Samu, seis do Hospital de Urgência de Teresina, e outros 60 estudantes de Medicina da UFPI e Uespi.

A ação conta ainda com a presença da Polícia Militar, Exército, Samu, e equipes de hospitais públicos e particulares. A Polícia Rodoviária Federal e Superintendência de Trânsito organizaram o trânsito no  local.





De acordo com Clara Francisca, coordenadora do Samu, foram dois meses de preparação para o treinamento. Nos próximos dias, os envolvidos irão se reunir para avaliar possíveis falhas que devem ser corrigidas nos atendimentos.

O Samu contou com 50 pessoas, inclusive de Campo Maior. Nove vítimas foram atendidas, e impressionaram o consultor do Ministério da Saúde, Ivan Paiva Filho, que também coordena o Samu de Salvador/BA. Em determinado momento, ele revelou ter cogitado prestar socorro para uma jovem que fingia passar mal.



Para Ivan, a simulação é importante para integrar os setores, e evitar que profissionais com patentes diferentes evitem conflito por acharem ser superiores aos outros. O consultor chegou a Teresina na hora da simulação e já retorna para a Bahia, onde organizará os plantões com mais de 100 médicos para o Carnaval.




Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais