Cidadeverde.com

Coisa de Nêgo abre Carnaval 2010 com arrastão nas ruas do Matadouro

Imprimir

O grupo afro cultural Coisa de Nêgo, um dos mais tradicionais da cultura negra piauiense, abre hoje o Carnaval de Teresina com arrastão pelas ruas do Matadouro, zona Norte de Teresina. O bloco comemora 20 anos e promete fazer uma festa com passeatas ao som de seus batuques, samba e afoxé. O arrastão acontecerá a partir das 17 horas saindo do Teatro do Boi e indo em direção ao mercado do São Joaquim.





Com o tema “20 anos de glória”, os integrantes do grupo mantém a bandeira de luta contra a discriminação e racismo e em defesa de políticas públicas para os negros.


Uma das estrelas do grupo foi a deputada federal Francisca Trindade,  fundadora do grupo, que morreu aos 37 anos vítima de AVC em 2003. Foi em 1° de dezembro de 1990 que cerca de 20 amigos criaram o primeiro grupo afro do Piauí, com o objetivo de resgatar a cultura negra no Estado e trabalhar a auto-estima do povo negro.  


A coordenadora do grupo, Assunção Aguiar, destacou que os 20 anos não foram só de glória, mas nas festividades irão comemorar o que houve de avanços.


No Carnaval, 14 blocos carnavalescos  vão distribuir alegria pelos bairros da cidade. Amanhã, sábado, acontecerá o desfile dos blocos na Vila Operária a partir das 16 horas.

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais