Cidadeverde.com

Autora de Harry Potter vira ré em processo de plágio

Imprimir

A escritora J.K. Rowling está sendo processada por ter supostamente roubado ideias para livros da série ''Harry Potter'' de outro autor britânico.


O herdeiros de Adrian Jacobs incluíram Rowling como ré no processo contra a editora Bloomsbury Publishing PLC por infringir direitos autorais. A inclusão do nome da autora ao processo foi divulgada em comunicado divulgado ontem na Austrália, onde os representantes dos herdeiros de Jacobs estão baseados.

19.set.2008/Sandy Young/Reuters

J.K. Rowling está sendo acusada de plágio por herdeiros de escritor


O processo, que corre em uma corte de Londres, acusa Rowling de copiar parte substancial de um livro de Jacobs, de 1987, em ''Harry Potter e o Cálice de Fogo".


Os herdeiros de Jacobs acusam a autora também de ter usado ideias de ''Willy the Wizard'' em outros volumes da série ''Harry Potter''. Jacobs morreu em Londres em 1997.


''Harry Potter e o Cálice de Fogo" é o quarto livro da série de Rowling e foi publicado em julho de 2000.


"Estimo que é um caso de meio bilhão de dólares", disse Max Markson, representante dos herdeiros de Jacobs.


J.K. Rowling afirma que a acusação é completamente falsa.


"Fico triste com essa acusação de eu ter usado material de outra fonte para escrever Harry", disse ela. "O fato é que nunca ouvi falar desse autor ou desse livro antes da primeira acusação dos herdeiros em 2004; nunca li o livro."


Em junho, a Bloomsbury disse que a acusação de plágio era "sem fundamento nem substância e totalmente falsa". A editora diz que a primeira aproximação dos herdeiros de Jacobs aconteceu em 2004, mas eles não souberam identificar nenhum texto de ''Harry Potter'' que tivesse sido copiado de ''Willy the Wizard.''


No comunicado dos herdeiros do escritor, há ainda referência a medidas legais contra os filmes e o parque de diversões inspirados nos livros.



Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais