Cidadeverde.com

Brasil quer ampliar venda de soja para o México

Imprimir
A política comercial no exterior que o Brasil quer empreender neste ano tem como uma de suas prioridades a venda de soja para o México. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, avalia que a proximidade dos mexicanos com os Estados Unidos e o Canadá ainda é o maior empecilho. Há resistência dos produtores locais que preferem manter os parceiros tradicionais e priorizar o mercado interno.


O México comprou 3,5 milhões de toneladas de soja dos Estados Unidos no ano passado. O mercado mexicano também é prioridade no setor de frutas, como maçã, uva e manga. Os maiores mercados para frutas a serem expandidos serão a  Arábia Saudita, Hong Kong, Japão, Rússia, Estados Unidos, Canadá e Hong Kong.

No segmento de carne bovina, o Brasil quer avançar em Taiwan, Malásia, Indonésia e Colômbia. Houve expansão no ano passado das vendas dessa área para Argélia (inclusive produtos lácteos), Chile, Uruguai e Tunísia.

O trabalho de expansão comercial do Brasil abriu mercados no ano passado para a carne suína na Rússia, Argentina, Filipinas, e Vietnã. No segmento de carnes brancas, o país passou a vender de forma mais expressiva em 2009 para China e África do Sul. 

Fonte: Agência Brasil
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais