Cidadeverde.com

TRT/PI copia modelo do Pará e vai implantar o processo virtual

Imprimir

Uma parceria firmada entre os Tribunais Regionais do Trabalho do Piauí (22ª Região) e Pará (8ª Região vai possibilitar, nos próximos meses, a implantação do módulo de processo virtual nas duas instituições, permitindo mais agilidade e transparência nos trâmites processuais.


 

O diretor de secretaria Especial de Tecnologia da Informação, Théo Pires , e Diretor de Serviço de informática, Marco Aurélio Rego, ambos  do TRT da 8ª Região (Pará), discutiram, na semana passada, os últimos ajustes no sistema com o equipe de Tecnologia da Informação do Piauí.


Incorporado ao APT (Acompanhamento de Processos Trabalhistas), o módulo de processo virtual possibilitará intensificar a celeridade processual e a modernização dos tramites processuais que circulam no Tribunal Regional do Trabalho, a partir do desenvolvimento de módulos que compõem um sistema informatizado, Este sistema possibilitará a tramitação totalmente eletrônica dos processos judiciais da 1° e 2° instância, via intranet e internet. 
 

A informatização do processo judicial é a principal responsável por viabilizar e otimizar
a produtividade dos magistrados e servidores, sem perda da qualidade dos serviços prestados. 
 

O uso efetivo do módulo virtual irá reduzir deslocamentos de advogados e partes processuais aos órgãos da Justiça do Trabalho para acesso aos autos judiciais, além de dar cumprimento à Lei nº 11.419/2006 , que dispõe  a informatização do processo judicial trabalhista, com a virtualização dos autos, e redução de custos devido a eliminação de autos físicos, como gastos com papel, malotes, armazenamento. 
 

“Com a implantação do sistema o procedimento interno das Varas será alterado, já que a quantidade de procedimentos irá deduzir drasticamente, passando a ser mais célere e menos braçal”, complementa José de Anchieta, assistente chefe da Seção de desenvolvimento do Sistema Jurídico.
 

A previsão é que o novo sistema passe a ser utilizado  no primeiro semestre de 2010. O  sistema será implantado inicialmente nas quatro Varas do Trabalho da capital e posteriormente será implantado nas Varas do interior. 
 

Com o módulo de processo Virtual não só o Judiciário, como toda população, terão diversas vantagens. Os autos ficam acessíveis na internet a todas as partes envolvidas e disponíveis a qualquer hora do dia. 
 

Os advogados poderão, por meio do nome de usuário e da senha de acesso ou via certificação digital, fazer petições, protocolar documentos e acompanhar os processos, e o juiz pode despachar diretamente no sistema, melhorando acesso a justiça e transparência do poder judiciário.
 

 
A parceria entre o TRT da 22 região (PI) e da 8 região (PA) é firmada desde 2004, por meio de um convênio de cooperação, em que há trocas de tecnologias, incrementando o  desenvolvimento em conjunto.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais