Cidadeverde.com

Ovinocaprinocultores participam de palestra sobre Cooperativismo

Imprimir

Produtores de ovinos e caprinos de São Raimundo Nonato, na região sul do Estado, participam amanhã (25) de uma palestra sobre Cooperativismo. O evento acontece no Povoado Lagoa das Emas, e a previsão é capacitar cerca de trinta ovinocaprinocultores ligados à Associação de Moradores daquela localidade.





A palestra é uma realização do Projeto Aprisco Serra da Capivara, executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí. A iniciativa conta ainda com o apoio da Cáritas Diocesana São Raimundo Nonato.


“Queremos sensibilizar esses produtores para a importância do trabalho em conjunto e as vantagens que essa modalidade de atuação pode trazer para a atividade que desenvolvem. Esperamos, que através do trabalho coletivo, os ovinocaprinocultores da região melhorem a qualidade dos seus rebanhos, tendo um aumento de produção e uma maior facilidade para a abertura de novos canais de comercialização”, explica a gestora do Projeto Aprisco Serra da Capivara, Davina Carvalho.


Durante a palestra, que será proferida pelo instrutor do Sebrae no Piauí, Marcelo Viveiros, serão tratados sobre diversos assuntos relacionados ao universo do cooperativismo como: cultura da cooperação, vantagens do trabalho cooperativo e direitos e deveres do associado.

O Projeto Aprisco Serra da Capivara acompanha o trabalho dos ovinocaprinocultores do Povoado Lagoa das Emas desde ano passado, promovendo cursos e consultorias de manejo sanitário, reprodutivo e de crias. Todo esse trabalho é supervisionado pelo médico veterinário, Edilton Azevedo, consultor do Sebrae no Piauí.


“A Cáritas Diocesana nos auxilia nesse processo, através de assessoria técnica produtiva e de ações de gestão social. A entidade contemplou as famílias envolvidas com sete apriscos padronizados e cento e oitenta animais, entre matrizes e reprodutores”, acrescenta Davina.


A CIDADE

São Raimundo Nonato é uma cidade da região sul do Piauí, localizada a 582 quilômetros ao sul de Teresina, a capital do Estado.


Segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, de 2009, o município possui uma área territorial de 2.428 km² e uma população de 32.215 habitantes.


A economia é baseada na pecuária, na agricultura e em serviços. De acordo com dados do IBGE de 2008, o rebanho de ovinos e caprinos da região totaliza 54.104 animais. Ainda segundo dados do instituto, a produção de mel também é bastante expressiva, sendo de 172.760 kg/ano.


O turismo também se destaca como um dos impulsionadores da economia do município, já que São Raimundo Nonato é a porta de entrada para o Parque Nacional Serra da Capivara, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco, como Patrimônio Cultural da Humanidade.


No parque se concentram a maior quantidade de pinturas primitivas do mundo, tendo muitas formações rochosas, mais de setecentos sítios arqueológicos e cerca de trinta mil figuras rupestres, que remotam de cinquenta mil anos.


Fonte: Sebrae

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais