Cidadeverde.com

Comparsas de Correia Lima são condenados a 27 anos de prisão

Imprimir

O pistoleiro José Enilson Couras, o Courinhas, foi condenado pelo Segundo Tribunal do Júri Popular de Fortaleza a 15 anos de prisão e Salvador dos Santos a 12 anos de reclusão, após quase sete horas e meia de sessão.

Os dois homens foram acusados de terem assassinado, em 3 de abril de 1996, o comerciante Sinval Correia Braga, fato ocorrido no município de Jucás-CE. Um seguro de vida feito em nome da vítima teria sido o motivo do crime. Sinval era tio de Courinhas e este seria o beneficiário do seguro.

Foto: Diário do Nordeste


Courinhas de camisa branca e Salvador de regata amarela


O ex-coronel José Viriato Correia Lima também citado no processo como participante indireto do crime, não será levado a julgamento por conta de um recurso no Tribunal de Justiça do Ceará.

Os acusados julgados negaram envolvimento no crime, que começou a tramitar na comarca de Jucás, depois transferido para Iguatu e, por fim o processo foi transferido para Fortaleza porque Courinha é um homem temido naquela região.

O julgamento de ontem foi presidido pelo juiz de Direito, Henrique Jorge de Holanda Silveira. O defensor dativo do réu Salvador, João Irton Veloso Frota, preferiu não recorrer da sentença, pois alegou que o acusado já está preso há nove anos e deverá ser solto por progressão de regime. Já o advogado de Courinha, Gelson de Azevedo Rosa, recorreu da sentença.

O Crime

Correia Lima é acusado em muitos crimes, entre eles, o roubo de automóveis entre os Estados do Ceará e Piauí. O ex-coronel teria emprestado o carro para que a vítima fosse transportada até o local do assassinato. O trio teria simulado um acidente de trânsito para provocar a morte da vítima.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Salvador transportou a vítima no carro fornecido por Correia Lima. Mas, no trajeto, o motorista teria, propositadamente, jogado o carro dentro de um açude, ficando o veículo submerso a uma profundidade de 12 metros. O corpo do comerciante só foi encontrado no dia seguinte.

O ex-militar receberia parte dos R$ 300 mil do seguro pela morte do comerciante.

 

Caroline Oliveira
com informações do Diário do Nordeste
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais