Cidadeverde.com

Jogos de Inverno terminam em cerimônia repleta de orgulho

Imprimir
O Canadá encerrou os Jogos Olímpicos de Inverno 2010 neste domingo, 28, com uma noite carregada de atuações musicais, humor e orgulho depois que os organizadores canadenses obtiveram os melhores resultados de sua história.

Nas 24 horas finais dos Jogos, o Canadá ganhou cinco medalhas, quatro de ouro, e fechou o quadro com um total de 26, o melhor resultado do país, das quais 14 foram ouros, mais que nenhum outro país na história dos Jogos de Inverno.Com a satisfação do peso do quadro de medalhas, os organizadores se permitiram rir de si mesmos na cerimônia de fechamento e utilizar todos os estereótipos que circulam no mundo sobre o Canadá.



A cerimônia no estádio BC Place de Vancouver começou com uma paródia da famosa falha técnica da abertura, quando uma das quatro colunas da pira olímpica não funcionou e ficou presa perante três bilhões de espectadores de todo o mundo que acompanhavam a cerimônia pela televisão.

Dezessete dias mais tarde, com a "ajuda" de um carrinho, a quarta coluna apareceu finalmente entre os risos das 60 mil pessoas que enchiam o estádio. O que seguiu foi uma autêntica celebração de estereótipos canadenses, com o espetacular desfile de castores, gansos, alces, lenhadores e, certamente um dos símbolos mais conhecidos do país, a Polícia Montada.

Os organizadores também usaram a relação de artistas canadenses conhecidos internacionalmente para que desfilassem pelo BC Place. Desde os atores William Shatner (o protagonista da série de televisão "Jornada nas Estrelas" da década dos anos 60) e Michael J. Fox ("De Volta para o Futuro") aos cantores Avril Lavigne, Alanis Morrisette, Neil Young e Michel Bublé.

Entre estereótipos e artistas, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, agradeceu a Vancouver os jogos que qualificou de "excelentes e muito amistosos" e após declarar os Jogos Olímpicos de Inverno encerados cumprimentou a sede dos próximos jogos em 2014, a cidade russa de Sochi.


Fonte: Estado
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais