Cidadeverde.com

Duelo de ex-casal marca disputa por Oscar de melhor diretor

Imprimir

A disputa pela estatueta de melhor diretor na 82ª edição do Oscar tem como favoritos James Cameron, por "Avatar", e Kathryn Bigelow, com "Guerra ao Terror", cineastas que foram casados entre 1989 e 1991.


Em 1998, Cameron deixou a cerimônia do Oscar como "o rei do mundo". "Titanic" tinha conquistado 11 estatuetas, entre elas as de filme e diretor.


O cineasta levou em janeiro o Globo de Ouro pela direção de "Avatar", e foi indicado em diversos prêmios de sociedades de críticos dos Estados Unidos, embora quase sempre a vitória tenha ficado com Bigelow.


Já Bigelow é a sétima mulher na briga pelo Oscar de melhor diretor. A ex-mulher de James Cameron conseguiu com "Guerra ao Terror" seu maior sucesso artístico.


Antes dela, brigaram pela estatueta Lina Wertmuller, por "Pasqualino Sete Belezas", Randa Haines, por "Filhos do Silêncio", Barbra Streisand, por "O Príncipe das Marés", Jane Campion, por "O Piano", Sofia Coppola, por "Encontros e Desencontros", e Valerie Faris, por "Pequena Miss Sunshine". Nenhuma ganhou.


Já na disputa direta com o ex-marido, Bigelow tem levado a melhor, e já recebeu as estatuetas de melhor direção da Academia de Cinema e Televisão britânica (Bafta), dos Sindicatos de Produtores e Diretores dos EUA e do Critic's Choice, a maior associação americana de críticos.


Quentin Tarantino conseguiu uma indicação a melhor diretor em 1994, por "Pulp Fiction - Tempo de Violência", mas não saiu vitorioso na categoria. Desta vez, com "Bastardos Inglórios", volta a concorrer nessas duas categorias.


Lee Daniels concorre com o filme "Preciosa - Uma História de Esperança", trabalho que o levou a ser o segundo negro da história a brigar pelo Oscar de diretor. Apenas John Singleton, por "Os Donos da Rua", tinha conseguido até agora.


O canadense Jason Reitman já é figura certa na cerimônia de entrega do Oscar. Com "Juno", sua segunda obra, já chegou a um lugar onde seu pai, o também cineasta Ivan Reitman, nunca esteve: a lista de indicados à estatueta de melhor diretor. "Amor Sem Escalas" consagra o jovem Reitman como um dos grandes talentos da comédia social.

 

Matt Sayles/AP

A disputa pelo Oscar tem como favoritos James Cameron e Kathryn Bigelow, que já foram casados






Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais