Cidadeverde.com

Por melhorias na pista, Indy adia treino classificatório em Sampa

Imprimir
O treino de classificação da primeira etapa da Fórmula Indy, realizada nas ruas de São Paulo, foi transferido para a manhã de domingo, logo antes da largada da corrida. Enquanto isso, a organização vai fazer reparos de última hora na pista, que foi muito criticada pelos pilotos. A sessão estava marcada para a tarde deste sábado, e o público que chegou para ver a definição do grid vai ter que se contentar com mais uma bateria de testes.



Para que haja tempo de fazer melhorias na pista, a organização inverteu a programação. O warm up, que seria realizado na manhã de domingo, será neste sábado, e o treino oficial no Circuito do Anhembi começa às 8h30 de domingo, no horário de Brasília. Antes, a partir das 8h, acontecerá um pequeno aquecimento de 15 minutos, a fim de adaptar os carros às mudanças que deverão ser feitas na reta do Sambódromo, onde a pista está muito escorregadia.

"Uma nova máquina vai 'picar' a pista. No 'Plano A', ela entra às 17h, depois do treino, e fazemos o teste logo em seguida. Se não resolver, a gente joga asfalto em cima e amanhã está pronto, sem nenhum problema. Não corre risco de ter nenhum problema, é só mais uma noite sem dormir", disse Eduardo Homem de Mello, arquiteto que está trabalhando no projeto.

A mudança foi um pedido dos pilotos. Liderados por Tony Kanaan, eles pediram as alterações para que as inúmeras batidas e rodadas do sábado não afetassem a classificação para a corrida. "A gente está fazendo tudo isso para que a corrida fique melhor. No Sambódromo pintam o chão para deixá-lo mais brilhante. E estava perigoso. A Liga [organização da Indy] estava no nosso lado", disse o piloto da Andretti.

"Eu nunca havia visto algo como o que aconteceu hoje no Anhembi. Os carros entram no Sambódromo e começam a escapar de traseira. Mais alguns metros, e a frente começa a dançar. O controle vai pro espaço. Fico imaginando o alívio de cada piloto cada vez que consegue passar ileso por aquele trecho. Tecnicamente, não dá para ter corrida.

Os envolvidos no processo, no entanto, se apressaram em minimizar a importância da alteração no cronograma. "Jogaram uma bomba na nossa mão. Só a gente [Brasil] conseguiria fazer a pista em tão pouco tempo. Este tipo de problema a gente enfrenta em qualquer lugar. Em 2002, no Texas, foi a mesma coisa e nem corremos. Quem só ia vir amanhã vai ganhar um bônus", disse Kanaan, em entrevista à TV Bandeirantes.

Só que a mudança da programação frustra o público, que começou a comparecer em maior número ao Anhembi. Durante a manhã, as arquibancadas estiveram apenas parcialmente ocupadas. Mesmo assim, o warm up deverá ter uma audiência bem maior que os treinos livres, apesar da confusão entre os espectadores, que ainda tentam entender o que aconteceu.

Ainda há a possibilidade de mudança no local da largada, para a Marginal Tietê, em vez da reta do Sambódromo, onde os carros tiveram dificuldade para estabilizar devido à falta de aderência. Um dos carros que bateu nesse trecho foi o da brasileira Bia Figueiredo, que levou sorte com a mudança da programação, pois terá mais tempo de consertar seu equipamento antes do treino classificatório.


Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais