Cidadeverde.com

Setor industrial impulsiona crescimento do PIB no Piauí

Imprimir

A Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí - Cepro divulgou nesta sexta-feira (26), estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí, referente ao ano de 2009.


Os dados mostram uma variação real da ordem de 6,07%. O valor nominal do PIB de 2009, de acordo com a projeção realizada, ficou em R$15.854 bilhões, maior 907 milhões de reais em relação a 2008 (R$14.947 bilhões).





O crescimento foi impulsionado pelo desenvolvimento da indústria, que apresentou evolução de 6,65% em relação ao ano de 2008.  A evolução foi possível devido as medidas ante-crise promovida pelo governo federal e principalmente pelo crescimento das obras de infra-estrutura e construção civil.


Outro setor que apresentou grande crescimento no PIB foi o de serviços, com 6,61% mas podendo ser influenciada pela participação do comércio varejista que registrou variação de 13,30% - segunda maior taxa do Brasil.


A variação no comércio teve influência da redução do IPI e COFINS que provocaram o aumento do consumo de eletrodomésticos, automóveis e motocicletas. Destacam-se também os setores de transporte, alojamento e alimentação influenciados pelo número de desembarques que aumentou 19%.


De acordo com o presidente do Cepro, Oscar de Barros a divulgação dos dados é importante para planejamento dos investidores. “Esses números servem para que os órgãos e empresas façam planejamentos de suas ações. Como os números são bons, eles servem também para animar os piauienses, e para que eles passem a acreditar no crescimento do Estado”, avaliou o presidente.


Agropecuária

O setor agropecuário pode ter uma retração entre 2008 e 2009 de 0,18% no valor adicionado. Estima-se ainda que o volume da pecuária possa diminuir 0,96%, isso provavelmente irá influenciar para baixo a taxa do setor agropecuário em 2009.


Indústria

No setor industrial foram utilizados os índices de volume do consumo de cimento, do consumo total de energia e do consumo industrial de energia. O consumo total de energia variou 3,61% entre 2008 e 2009, e, somente no setor industrial registrou queda de 1,93%.


O consumo de cimento, aumentou significativamente no mesmo período. Tais indicadores deverão determinar a taxa do valor adicionado do setor industrial como um todo que poderá ficar em 6,65% em 2009.


Teresa Farias (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]
Com informações Cepro

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais