Cidadeverde.com

Ovo de páscoa com brinde tem menos chocolate e custa até dobro

Imprimir

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec) divulgada nesta quinta-feira constatou que os ovos de Páscoa que vêm com brinquedos chegam a custar o dobro e conter até 37,5% menos chocolate que um ovo comum.





A pesquisa foi feita com 23 ovos de números 14 e 15 (100g) das marcas Arcor, Garoto, Lacta, Nestlé e Village nos dias 25 e 26 de março, nos supermercados Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, Sonda e Walmart, em São Paulo.


A entidade concluiu que a presença de brinquedos nos ovos pode alavancar em pelo menos 40% o preço médio de cada 100g de chocolate. Como exemplo, o Idec cita os ovos da mesma marca Alô Doçura, cuja versão sem brinde chega a custar R$ 6,96, e o Batom, que vem com helicóptero, que custa até R$ 14,06, ou 102% a mais.





Ainda na comparação dos dois ovos, o Alô Doçura número 15 sem brinde possui 240g de chocolate, enquanto o Batom de mesma numeração tem 150g, 37,5% menos chocolate.


O Idec defende que o brinquedo deveria ser oferecido separado do ovo de Páscoa, para que as marcas não mascarem o peso e a quantidade de chocolate dos produtos com os brindes. A entidade afirma ainda que, ao investir em brinquedos inspirados em personagens de desenho animado, as marcas não cumprem os acordos que firmaram anteriormente de limitar a publicidade dirigida a crianças menores de 12 anos para evitar que crianças sejam estimuladas ao consumo excessivo de doces.


Fonte: Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais