Cidadeverde.com

Advogado pede na Justiça a volta da patente de coronel para Correia Lima

Imprimir
O advogado Wendell Araújo de Oliveira, que representa o ex-coronel José Viriato Correia Lima, anunciou nesta segunda-feira (5) que ingressará com duas ações para pedir a retomada da patente do ex-policial militar, retirada em 2008 e motivo de perda dos direitos de prisão especial. 

Francisco Magalhães/Cidadeverde.com

Uma ação será impetrada no Superior Tribunal de Justiça - STJ - e outra no Supremo Tribunal Federal - STF. A defesa do ex-coronel alega que o desembargador estaria impedido de votar pela perda da patente por ter sido juiz processual da 1ª instância. Outro ponto alegado foi a ausência de quórum para a votação. 

"Inclusive peguei notas taquigráficas que confirma a discussão no plenário dos desembargadores. Mas mesmo assim, o relator do processo, desembargador José Ribamar Oliveira, colocou em votação", disse o advogado. 

Wendell Oliveira citou ainda que existem casos semelhantes, como de um oficial no Rio de Janeiro que ganhou a patente de volta no ano passado. 

Correia Lima é acusado de comandar o crime organizado no Piauí nos anos 1990, tendo sido inocentado e condenado em casos relacionados ao esquema desbaratado na época. Preso em Parnaíba, ele virá a Teresina na próxima quarta-feira, com o soldado Francisco Moreira, para audiência na 1ª Vara do Tribunal do Júri sobre o caso Castelinho. 

Em março, o STF determinou liberdade de Correia Lima no caso Honório, que teria sido morto por "queima de arquivo".

Yala Sena (flash)
Fábio Lima (da redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais