Cidadeverde.com

Morre Malcolm McLaren, o mentor da banda Sex Pistols

Imprimir

O ex-empresário da banda punk Sex Pistols, Malcolm McLaren, 64, que morreu nesta manhã em Nova York, era uma das figuras mais importantes da cena punk.


McLaren foi casado por mais de dez anos com a estilista Vivienne Westwood, cujo aniversário é hoje, também ícone do punk e pioneira a tornar moda esse estilo.

Dylan Martinez - 16.dez.1999/Reuters

Malcolm McLaren em seu estúdio, em Londres, em 1999


Antes de se tornar empresário dos Pistols, função que ocupou de 1975 a 1977, McLaren também cuidou da banda New York Dolls. Era ele quem provia as roupas das duas bandas.


Durante o tempo em que foi empresário dos Pistols, McLaren foi acusado pelos membros da banda, principalmente Rotten, de se recusar a pagá-los. Em 1987, o caso foi a tribunal e Rotten venceu. Desde que a banda se separou, os dois deixaram de se falar.


Vivienne Westwood


No final dos anos 60, McLaren começou a namorar a jovem Vivienne Westwood, que viria a se tornar uma das estilistas mais importantes do mundo e pioneira a levar a moda punk aos holofotes.


O casal se separou em 1980 e tem um filho, Joseph, 43, que é mais conhecido como co-fundador da marca de lingeries Agent Provocateur.


Com Vivienne, McLaren fundou a loja de roupas Let It Rock, também na capital britânica, que mais tarde passou a se chamar Too Fast To Live Too Young To Die ou Sex.


Foi neste local que John Lydon, mais conhecido como Johnny Rotten, que viria a ser o líder dos Sex Pistols, realizou o seu primeiro teste.



Carreira solo


McLaren nasceu em 1946 em Londres, e estudou na escola de arte do St Martin's College Of Art e no Goldsmiths College.


Ele também lançou seus próprios projetos musicais, sendo que seu primeiro álbum, "Duck Rock", saiu em 1983 e alcançou grande sucesso no Reino Unido por misturar hip-hop, rock e música africana nos hits "Buffalo Gals" e "Double Dutch"


Em 1984, McLaren se arriscou na música eletrônica lançando a faixa "Madame Butterfly", inspirada na ópera de Giacomo Puccini, "Madama Butterfly".


Ele também experimentou outros gêneros em 1989, quando lançou o álbum "Waltz Darling", que misturava funk e disco tinha como convidados os músicos Bootsy Collins e Jeff Beck.


Em 1994, ele gravou um álbum conceitual chamado "Paris" com as francesas Catherine Deneuve e Françoise Hardy.


McLaren continuou lançando álbuns durante as décadas de 90 e 2000, sendo que o seu trabalho mais recente foi lançado no ano passado, chamado "Shallow - Musical Paintings".


Suas músicas já foram usadas nas trilhas sonoras de filmes como "Kill Bill 2". Ele é também um dos produtores do filme "Nação Fast-Food".


McLaren enfrentava uma batalha contra o câncer. O corpo do ex-empresário será enviado a Londres para ser enterrado no cemitério Highgate.



Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais