Cidadeverde.com

Alunas da Escola de Dança do Piauí Lenir Argento vencem competição

Imprimir

Anne Jullieth dos Santos Pinheiro


As alunas Anne Jullieth dos Santos Pinheiro, 8 anos, e Ana Paula Morais, 9 anos, da Escola de Dança do Estado Lenir Argento foram classificadas no VI Passo de Arte que aconteceu em Fortaleza, entre os dias 31 de março e 04 de abril. O evento é uma seletiva regional que escolhe os melhores bailarinos do Norte e Nordeste para concorrem na grande final que acontece em julho deste ano, na cidade de Idaiatuba, São Paulo. Todo ano, 200 jovens estudantes são selecionados e vão para Nova Iorque em busca de bolsas de estudos.

 Ana Paula Morais

Na seletiva regional, três alunas da Escola de Dança do Estado estavam representando o Piauí: Tainá Nércia Oliveira Soares, de 15 anos, Anne Jullieth e Ana Paula. Destas, as duas últimas foram classificadas. Anne Jullieth ficou em 3º lugar na categoria infantil e, juntamente com Ana Paula, vai competir em julho entre os melhores do Brasil. Em São Paulo, as duas bailarinas participam ainda de cursos durante os dez dias de competição. Tal como na seletiva regional, elas serão acompanhadas pelas professoras da Escola de Dança, Marinalva Gamaso, Geisa Maria e Iriane Oliveira. As três professoras se dividem na preparação das estudantes. Enquanto Marinalva é responsável pelo desenvolvimento da coreografia, Geisa e Iriane assumem a parte dos ensaios, maquiagem e figurino. É um trabalho de equipe realizado para se alcançar os melhores resultados na competição.

 

“Esses concursos são muito importantes para o desenvolvimento dos nossos estudantes, sendo o objetivo maior deste trabalho proporcionar as melhores condições para que os talentos do nosso Estado sejam vistos e possam ter chances reais de continuar crescendo no mundo da dança, declarou a professora Geisa Maria.  

 

Sobre as seletivas


As seletivas são realizadas em todo o país pelo Instituto Passo de Arte, hoje referência na projeção de jovens bailarinos que desejem desenvolver-se na dança internacionalmente. O instituto tem sede em Idaiatuba onde possui  complexo educacional que conta com um teatro com 800 lugares, centro de convenções e estrutura necessária para abrigar a Seletiva Brasil, evento-ponte quando serão escolhidos os estudantes que vão participar do concurso Youth América Grand Prix, em Nova Iorque.

 

Dança no Piauí


A Escola de Dança do Estado Lenir Argento faz parte das casas coordenadas pela Fundação Cultural do Piauí(FUNDAC) estando sob a direção do professor Frank Lauro.


A escola foi criada em 1985, tendo alcançado, ao longo destes anos, um grande contingente de alunos. Cerca de 1.200 estudantes fazem parte desta casa. A grande maioria deles vem das classes menos favorecidas economicamente e são atendidas através de bolsas oferecidas por meio de convênio entre a FUNDAC e a SEDUC.


O ensino de Ballet Clássico predomina, mas são também oferecidos cursos de dança popular e de diversas outras manifestações. Em 2008, a FUNDAC resolveu relançar o Balé Popular do Piauí, hoje formado por 28 alunos que vem contando, através da dança, histórias do imaginário piauiense como “A Lenda de Zabelê”, “O Boi Mimo de Santa Cecília” e um trabalho novo, a ser apresentado, em junho, no 34º Encontro Nacional de Folguedos do Piauí, chamado “A Lenda das Sete Cidades”.


Dessa forma, o principal objetivo da Escola de Dança do Estado Lenir Argento vem sendo alcançado que é divulgar e incentivar a pesquisa e elaborar um trabalho teórico-prático do ensino da dança no Piauí, respeitando a tradição do balé clássico, mas também incorporando a diversidade das manifestações populares do estado.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais