Cidadeverde.com

Ministério envia ao Piauí 14 mil caixas de remédio para Gripe A

Imprimir
O medicamento Fosfato de Oseltamir, o Tamiflu, usado para combater o vírus H1N1 já está disponível, a partir de hoje (16), nas farmácias populares de Teresina. O Ministério da Saúde disponibilizou para o Estado um total de 14 mil caixas do medicamento.


Para ter acesso ao remédio, o interessado deverá ir até uma das farmácias credenciadas com a receita médica, que tem validade de cinco dias, e a carteira de identidade. “A receita ficará retida na farmácia para evitar a automedicação e a venda indiscriminada do remédio”, disse o diretor do Lacen, Ronaldo Costa.

O remédio será distribuído gratuitamente e é indicado para mulheres grávidas e com doenças crônicas que estejam com suspeita de Influenza A (H1N1). A receita poderá ser emitida por médicos da rede pública e privada, somente para os casos de suspeita de gripe A, e não de gripe comum. 

"A apresentação da receita coíbe a automedicação e a venda indiscriminada do remédio. A população deve entender que esse medicamento só deve ser utilizado em casos de doença respiratória grave, e não em sintomas de gripe comum", disse Osvaldo Bonfim de Carvalho, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí.

O medicamento também estará disponível nas Farmácias Populares nos municípios de Piripiri, Parnaíba e Bom Jesus. “As pessoas dos demais municípios que tiverem necessidade do medicamento poderão recorrer às farmácias de Teresina”, explicou Ronaldo Costa.
 
Solange Sousa (TV Cidade Verde)
Pollyanna Carvalho (especial para o Cidadeverde.com)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais