Cidadeverde.com

Europa deve registrar 20 mil voos cancelados no domingo

Imprimir

A situação caótica no tráfego aéreo europeu deve se agravar ainda mais neste domingo. De acordo com a Eurocontrol, a agência responsável pela segurança aérea do continente, hoje serão registrados 20 mil voos cancelados, ao longo do dia, contra 17 mil de ontem.


A agência indicou que, dos aproximadamente 24 mil voos previstos para hoje - o número comum para domingo - só poderão decolar quatro mil.


Segundo a Eurocontrol, que elaborou seu boletim com base em dados das 7h30 (Brasília), "não foram proporcionados serviços de controle do tráfego aéreo na maior parte do espaço aéreo europeu".


De acordo com a agência de notícias Efe, a Eurocontrol confirmou impactos totais ou parciais no espaço aéreo de 23 países: Áustria, Bélgica, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, grande parte da França e Alemanha, Hungria, Irlanda, norte da Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Romênia, Sérvia, Eslovênia, norte da Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia e Reino Unido.


Os impactos em outras regiões do mundo também são crescentes. Ontem, das 337 viagens transatlânticas programadas, somente 55 foram realizadas, causando cancelamentos e transtornos nas Américas.


Na Ásia, cidades como Bancoc e Cingapura já registram hoteis lotados de passageiros que não conseguem embarque para a Europa, e a China anunciou, segundo a agência estatal Xinhua, o cancelamento de todos os voos do país para o continente europeu.


Testes

Com a perspectiva de dias sob uma nuvem de fumaça, pilotos e oficiais de aviação deram início ontem a uma série de testes, alguns a pedido da Uniao Europeia.


Após alterarem os níveis de altitude e instalarem filtros em frente aos motores para detectar a presença das cinzas, as companhias aéreas KLM e Lufthansa disseram que os testes realizados ontem não apresentaram impactos por causa da fumaça vulcânica que forçou o fechamento do espaço aéreo e de vários aeroportos em todo o continente.


A fumaça vulcânica tem um efeito abrasivo e pode danificar superfícies aerodinâmicas vitais e paralisar o motor de uma aeronave.


A empresa alemã Lufthansa disse ter transportado dez aviões de Frankfurt para Munique, a maioria voando a "nível visual" de 3.000 metros, enquanto também testava condições a uma altitude de 8.000 metros, segundo o porta-voz Aage Duenhaupt.


"Todos os aviões foram inspecionados na chegada em Frankfurt, mas não houve danos às janelas da cabine de comando ou à fuselagem e nenhum impacto nos motores", disse.

Já a holandesa KLM disse que se próximos exames mostrarem que o teste foi bem sucedido, espera levar seis aeronaves da Alemanha para Amsterdã, na Holanda, neste domingo e conseguir permissão para retomar suas operações parcialmente.


A KLM disse ter levado dois aviões Boeing 737-800 sobre a Holanda a uma altitude regular, de 10 mil a 13 mil metros, e a outros níveis também.


"Não encontramos nada atípico, nem durante o voo, nem durante a primeira inspeção em solo", disse o executivo Peter Hartman, que participou do teste.


"Se os exames técnicos confirmaram esse cenário, estamos prontos para amanhã trazer nossos sete aviões de Dusseldorf para Amsterdã", disse em comunicado. "Aí esperamos conseguir permissão o quanto antes para retomar parcialmente nossas operações e levar nossos passageiros a seus destinos."


Confirmações pendentes

Neste domingo as companhias aéreas Lufthansa e Air Berlin, as duas principais da Alemanha, confirmaram que os voos de teste feitos ontem se desenvolveram sem incidentes.


A Lufthansa enviou várias de suas aeronaves de Munique para Frankfurt, à espera de que se reabra o espaço aéreo alemão, fechado, por enquanto até as 15h (Brasília) de hoje.


Segundo um porta-voz da companhia, nenhum dos aviões, que voaram a uma altura máxima de 8 mil metros, sofreu danos por causa da fumaça. No entanto, assinalou que a empresa não deve realizar novos voos hoje.


A Lufthansa pediu também "dados confiáveis e concretos" sobre as medições da nuvem de cinzas e sobre seus efeitos no espaço aéreo, ao considerar que as informações atuais não são suficientes.


A Air Berlin também solicitou "resultados válidos" sobre as consequências da nuvem vulcânica, após realizar ontem três voos de teste a 3 mil metros de altura, dois deles entre Munique e Duesseldorf e outro entre Nuremberg e Hamburgo.


A companhia aérea informou que nos resultados dos testes não foram encontradas justificativas para o fechamento do espaço aéreo alemão.


A Air Berlin decidiu, por enquanto, não retomar os voos de teste até as 21h (Brasília).


Já a holandesa KLM anunciou que fará hoje oito novos voos de teste entre Alemanha e Holanda, após comprovar o sucesso dos dois primeiros que realizou.


Da mesma forma, a Air France fará também hoje voos sem passageiros para comprovar o estado do espaço aéreo francês


Atualizações no espaço aéreo

Apesar dos testes realizados ontem e hoje, a previsão meteorólogica não é otimista em relação às nuvens de fumkaça e alguns países confirmam no momento o fechamento do espaço aéreo até segunda-feira.


O centro de controle de tráfego aéreo do Reino Unido (Nats) ampliou hoje até a 1h de segunda-feira (22h de domingo em Brasília) o fechamento de seu espaço aéreo em virtude da nuvem derivada das cinzas lançadas pelo vulcão islandês.


O Nats tomou a decisão após consultar a última previsão do escritório de meteorologia britânico e constatar que a nuvem de cinzas segue cobrindo quase todo seu espaço aéreo e que a situação "piorou ligeiramente" nas últimas horas.


O tráfego aéreo está fechado no Reino Unido desde o meio-dia de quinta-feira e o Nats divulgará uma nova estimativa a partir das 15h de hoje (11h, Brasília).


Na França, foi confirmado hoje o fechamento ao tráfego comercial dos aeroportos do sudoeste do país, os únicos grandes que ainda continuavam abertos.


A Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) anunciou em comunicado que os aeroportos ficarão fechados a partir das 14h (9h, Brasília). Assim, não funcionarão para pousos e decolagens os de Toulouse, Montpellier, Pau, Tarbes, Biarritz e Perpignan.


Entre os aeroportos já fechados ao tráfego aéreo no país todo estão os três de Paris (Roissy-Charles de Gaulle, Orly e Le Bourget), além dos também importantes de Cherburgo, Lille, Brest,Lannion, Estrasburgo, Metz, Beauvais, Lorient, Rennes, Nantes e Lyon. EFE


Na Suíça, o espaço aéreo permanecerá fechado, pelo menos, até as 14h (9h, Brasília) de segunda-feira, devido à nuvem de cinzas vulcânicas originada na Islândia, segundo anunciou hoje o Escritório Federal de Aviação Civil.


A decisão amplia ainda mais a proibição de voos na Suíça, que ainda hoje tinha sido estendida até a manhã de segunda-feira.


O espaço aéreo da Suíça permanece fechado desde a meia-noite de sexta-feira (19h de quinta).


Outros países que confirmaram hoje o fechamento de todos os aeroportos para pousos e decolagens até segunda-feira foram República Tcheca e Irlanda. O espaço aéreo de ambos não abrirá antes do início da tarde de amanhã (na hora local).



Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais