Cidadeverde.com

Sarkozy anuncia lei para proibir ao uso da burka na França

Imprimir

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, ordenou a elaboração de um projeto de lei com o objetivo de impedir mulheres muçulmanas de utilizarem, na rua e em outros locais públicos, tradicionais véus islâmicos que cobrem o rosto, a burka.





Na tentativa de impedir o uso do véu feminino em lugares públicos, Sarkozy preferiu ignorar as recomendações de especialistas consultados pelo governo segundo os quais tal medida provavelmente seria declarada inconstitucional.


A decisão de buscar uma proibição total, e não limitada, pegou os analistas políticos de surpresa. Caso o projeto de lei vá adiante, a França se colocaria na mesma posição de países com a Bélgica, que se mobiliza para proibir totalmente o uso do véu por considerar que a cultura islâmica estaria em conflito com “valores europeus”.


Sarkozy já declarou em diversas ocasiões que considera os véus islâmicos um mecanismo de opressão à mulher e que seu uso “não é bem-vindo” na França. Luc Chatel, porta-voz do governo francês, disse ontem, que o presidente decidiu seguir adiante com a ideia de apresentar em maio um projeto de lei ao Parlamento.

 
Fonte: Uol

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais