Cidadeverde.com

Pastoral transforma água suja em potável usando sementes de moringa

Imprimir

Imagine transformar água barrenta em um líquido claro, limpo, semelhante à água potável da torneira. A Pastoral da Criança, diante da dificuldade de encontrar água pura para beber no interior do Piauí, está divulgando uma nova técnica de purificação da água.


Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com




O tratamento é através de semente da moringa, planta que veio da Índia, e se adequou ao clima do Nordeste.


A moringa tem sido bastante usada para clarificar a água barrenta e suja. Sua ação faz assentar a sujeira da água e ainda mata alguns microorganismos que causam doenças.





“Essa técnica pode ajudar muito as famílias do semi árido, que tem dificuldades para conseguirem água limpa. A semente clarifica a água e depois coloca-se uma quantidade de hipoclorito de sódio ou água sanitária e o líquido já está pronto para o consumo”, explicou a coordenadora da Pastoral da Criança, Marilu Teixeira.


A Pastoral da Criança iniciou, neste final de semana, cursos de capacitação para que as pessoas aprendam a usar as sementes e multiplique a ação. “Muitas pessoas tem acesso à semente, mas não sabem usar. Em um primeiro momento, vamos capacitar um grupo de pessoas que posteriormente capacitarão líderes comunitários para que eles ensinem as famílias a se beneficiarem com as sementes”, disse Marilu Teixeira.







No Piauí, a semente pode ser encontrada em cidades como Oeiras e Colônia do Piauí. O Estado do Ceará também possui uma grande quantidade da planta Moringa.


O que é moringa

É uma planta originária de uma região muito seca da Índia. Essa região é muito parecida com o Nordeste brasileiro, onde chove pouco e por período muito curto.


Essa planta foi trazida para o Brasil e em algumas regiões ela ganhou o nome de “lírio branco”e “quiabo de quina”.



Como fazer o clareamento:

Para a clareação da água, usar somente as sementes de moringa. Para isso, coloque as sementes em pilão e pile até virar pó.


Para uma lata de 18 litros de água, utilizar o pó de 54 sementes;

Para um balde de 9 litros de água, utilizar o pó de 27 sementes;

Água de barreiro deve-se usar o pó de 6 sementes por 1 litros de água.

Agitar bem e deixar a água descansar por quatro horas.







Flash Yala Sena e Pollyana Carvalho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais